5 ATITUDES QUE AFASTAM AS PESSOAS Esta foto é sua?

5 atitudes que afastam as pessoas

Ser livre é, frequentemente, ser só. Embora eu considere a solidão completamente necessária – e até desejável – há quem diga que é o mal do século. Mas – como estar só é diferente de ser só (e quem é feliz sozinho?) listamos algumas atitudes que são verdadeiros repelentes de pessoas:

1. CARÊNCIA

O medo avassalador de estar só, por vezes, faz com que acreditemos que as pessoas nos pertencem – e essa é uma das certezas mais perigosas da vida. Seus amigos podem – e devem! – ter outros amigos e, eventualmente, preferir ficar com eles e não com você. Compreender isso – além de ser uma forma de respeito pelo outro – torna as relações mais leves. Mais do que exigir atenção em tempo integral, não cansar quem nos ama é a grande chave para que nos tornemos pessoas com quem os outros queiram estar – e isso inclui não esperar que o outro resolva seus problemas ou esteja disposto a ouvi-los a qualquer hora. Então, se ninguém pode resolver determinada questão, guarde-a. Compartilhe os momentos bons.

2. NEGATIVIDADE

Algumas pessoas são verdadeiras sugadoras de energia: aquela gente que só se aproxima para falar em problemas ou criticar o outro. Ainda que a vida não esteja maravilhosa, seja positivo – isso te torna, além de mais feliz, uma boa companhia. Evite contagiar as outras pessoas com sua tristeza – além de não resolver o problema, você se tornará uma companhia pesada, indesejável. Desabafe o necessário e se preocupe, primeiro, em espalhar alegria pra quem você ama.

3. MENTIRAS

As mentiras – mesmo aquelas pequenas – fazem com que as pessoas pensem duas vezes antes de confiar em você. Pessoas dadas a mentiras constantes não cultivam relações verdadeiras e duradouras porque – por razões óbvias – não têm o dom de serem confiáveis. Por mais atraente que a mentira pareça, a sinceridade é sempre a melhor opção.

4. ABUSOS

É claro que os amigos – e todas as pessoas que te rodeiam – ficarão felizes em te ajudar ou prestar favores, mas abusar disso não só é uma prova do mais genuíno mau-caratismo como afasta as pessoas de você. Antes de solicitar qualquer favor ou ajuda, certifique-se de que isso não vá ser demasiadamente penoso pra quem recebe o pedido – especialmente se esta pessoa for incapaz de negá-lo.

5. EGOCENTRISMO

Não existe nada mais irritante do que pessoas que falam de si mesmas o tempo todo. Querer na sua vida pessoas que simplesmente alimentem sua autoestima é o primeiro passo para conquistar apenas seguidores vazios em vez de amigos. Relações bacanas pra ambas as partes são aquelas em que se troca experiências, visão de mundo e, principalmente, aquelas onde há troca – porque ninguém se diverte ouvindo o outro falar de si mesmo em tempo integral. Concentre-se em ouvir mais do que falar.

Comentários