image Esta foto é sua?

6 motivos para postar sua foto sem maquiagem 

Você já deve ter reparado na sua timeline os selfies de mulheres que aceitaram o “desafio” de postar sua foto sem maquiagem. Apesar de muita gente não ter ideia disso, a iniciativa faz parte da campanha “Stop the beauty madness” (Parem com a loucura da beleza) criada por Robin Rice. O objetivo da campanha é desafiar as pessoas a refletirem sobre a influência do padrão irreal de beleza, como o valor da mulher pode estar atrelado a sua aparência física e os efeitos psicológicos disso.

1 – Porque realmente a loucura está indo longe demais

A beleza é boa. A vaidade equilibrada é boa. A obsessão nunca será. E quando obsessão e vaidade se encontram, o resultado pode ser fatal. Sem contar que é muito chato abrir o Instagram e levar aquela enxurrada de fotos do povo de ponta cabeça fazendo yoga na prancha de SUP no meio do Oceano Índico com o cabelo penteado e a maquiagem perfeita às seis da manhã! Desculpa, mas gente assim existe de verdade? Pra mim é tipo o caviar do Zeca Pagodinho: nunca vi nem comi, eu só ouço falar.

2 – Porque aprendemos a odiar nossos corpos

Ninguém nasce se achando feio ou belo. Eu, por exemplo, só fui tomar conhecimento que era uma criança gorda lá pelos seis anos quando um coleguinha da escola fez o favor de me “avisar” gritando alto pela sala inteira. Até então eu era apenas uma criança e ponto final. Obrigada João Victor!

3 – Porque todo mundo (até a gostosona) já sofreu por sua aparência

Ninguém é perfeito e sempre vai ter um chato para criticar.

Susan Boyle, uma mulher fora dos padrões de beleza, emocionou o mundo no Britain’s Got Talent porque deu um belo “tapa na cara” dos jurados que se surpreenderam com sua voz depois de torcerem o nariz para ela durante a entrevista. Por outro lado, o povo se surpreende ao saber que a porn star gostosona A. J. Bailey tem mestrado em Antropologia pela conceituadíssima universidade de St. Andrews, onde estudou o Príncipe William. O preconceito está por todos os lados. Se a mulher é gorda, escuta palavras maldosas sobre o quanto seu peso automaticamente a torna um ser preguiçoso. Se ela é magra, o povo se preocupa porque é sinal de anorexia mesmo sendo este o biotipo dela. Se ela tem curva e usa roupa larga, chovem “esquadrões da moda” para ensiná-la a “se vestir melhor”. Se ela se orgulha das curvas usando roupas justas, dizem que ela é burra mesmo que tenha terminado o doutorado em Harvard. Gente mais chata!

4 – Porque a gente também alimenta essa loucura

O combustível destes julgamentos também está nas mulheres do dia a dia, não só na mídia. Está no olhar da colega de trabalho que torce o nariz quando entro “desleixada” sem maquiagem no escritório. Está na maldade embutida nos gestos da esposa que por ciúme puxa o marido pelo braço quando vou cumprimentá-lo. O preconceito, mesmo que sem querer, está por aí. No pensamento da minha amiga quando vê a gostosona ganhar o papel principal da novela e pensa que ela só está lá porque dormiu com alguém, sem nem saber se ela segura um texto do Shakespeare ou não. Está nas minhas palavras ingênuas ao tentar convencer a amiga com conselhos de beleza que ela não pediu, a usar base todo dia e se esconder atrás da maquiagem para ficar mais bonita, sendo que talvez ela nem se incomode com as manchas no rosto.

5 – Porque ficar sem maquiagem não é desafio

Desafio de beleza é acordar uma hora e meia antes do horário para, ainda dormindo, passar uma base no rosto. Desafio é passar o dia inteiro com fome e ir pra academia meio tonta sem mal conseguir parar em pé. Desafio é à noite passar anti-séptico na barriga para curar os machucados do corselet apertado. Ou você achou que isso não existia mais?

6 – Porque tirar sua selfie sem maquiagem pode, de fato, mostrar para você mesma o quão linda você é

Nunca tinha tirado uma selfie sem absolutamente nada de maquiagem. Juro. Surreal isso, né? E sabe o que aprendi? Nem me acho tão feia quanto imaginei. Tente a sua. Aposto que vai descobrir isso também.

**

PS: O objetivo do post é ser leve, uma brincadeira mesmo. O tema é sério, a campanha muito mais. Por favor, acesse o website da campanha.

PS²: E claaaaaaaro, para entrar na brincadeira aqui vai uma foto minha sem maquiagem, cadê a de vocês?

image

Comentários