Esta foto é sua?

7 aprendizados de quem também cresceu com um pezinho em Hogwarts

Minha coruja com a cartinha de Hogwarts não chegou quando eu tinha 11 anos, ainda não passei pela estação 9 ¾ e as aulas de Transfiguração e Defesa Contra as Artes das Trevas ficam só no meu imaginário. Mas eu posso dizer que sim, cresci com um pezinho em Hogwarts junto com Ron, Hermione e Harry e acredito que muita gente por aí também.

tumblr_lsiksokufo1qfgqhxo1_500

Meu primeiro contato com a saga foi quando aluguei o primeiro filme lá pelos meus 12 anos e foi encanto à primeira vista: desde a primeira sequência de Dumbledore com seu desiluminador, os feijõezinhos de todos os sabores, o xadrez de bruxo e toda a história e significado por trás do Espelho de Ojesed.

1375743170_tumblr_inline_mpp18m5mIj1qz4rgp

Depois, fui aos poucos apresentada a este universo pelos livros e descobri que esse mundo ia muito mais além do que eu imaginava. E por coincidência ou não, à medida que ia lendo, também fui crescendo junto com eles. E não estou falando apenas na parte cronológica, mas sim no amadurecimento que os personagens têm durante toda a saga até chegarem prontos para a batalha final no último livro. Ou seria para a vida?

Pensando nisso resolvi reunir aqui os 7 aprendizados que eu tive com essa saga e que de uma forma ou outra, também mudaram a minha vida.

Prontos? Então repete comigo: Eu juro solenemente não fazer nada de bom!

1 – Nunca duvide do seu potencial

Essa é uma das principais mensagens que a saga nos passa. Somos apresentados a um menino franzino que é maltratado pelos tios e dorme embaixo das escadas. Ao longo do tempo, conhecemos um Harry que não confia muito em si, mas que na hora que é necessário demonstra uma coragem incrível e que vai criando mais forças ao longo da caminhada.

Uma personagem que mostra bastante mudança nos livros é a Gina, que passa de irmã mais nova indefesa dos Weasleys para uma das personagens mais fortes e decididas que o livro possui. E o que falar do Neville Longbottom? Para mim é um dos maiores exemplos disso também!

fight

2 – O poder das escolhas

“Sonserina não, Sonserina não”, consigo até ouvir a voz do Harry pedindo ao chapéu seletor para que não fosse para a Sonserina, casa onde saíram a maior parte dos bruxos do lado negro. Por mais simples que aquilo poderia parecer na hora, depois descobrimos que essa escolha pode ter definido o destino de Harry, ele tinha tudo para ser brilhante na Sonserina, mas escolheu o outro caminho e foi para a Grifinória, casa conhecida por ter estudantes companheiros e corajosos.

tumblr_ln1p6umlQS1qlbts0o1_500

“São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.” – Alvo Dumbledore 

3 – Amizade

A saga também fala da importância da amizade em nossa caminhada. Uma vez que o Harry tenta partir sozinho no último livro, Rony fala que não durariam nem dois dias sem Hermione e isso é uma realidade.  Mesmo com altos e baixos com os passar dos anos, a amizade dos três é um dos principais alicerces e dessa união e aprendizado um com o outro é que eles se tornam mais fortes. E é assim também que acontece em nossas vidas.

daniel-radcliffe-birthday-july-23-2013-harry-potter-gifs-hermione-ron

Menção honrosa para Dobby (lagriminha escorre)! <3

dobby

4 – A maturidade do amor

Se eu for eleger um casal que representa a parte romântica de Harry Potter, seria o Ron e a Hermione.

tumblr_m386wutCJ01qe963co1_500

A saga demonstra esse amor jovem e como ele nasce, cresce, amadurece, e finalmente, acontece. Acho que desde o primeiro livro eu já torcia para um futuro relacionamento dos dois, e mesmo sendo um pano de fundo, ele aparece nas primeiras briguinhas e implicâncias, ganha força com o carinho que vão nutrindo um pelo outro, para no final acontecer a união tão esperada. Com eles aprendemos a ter calma:  às vezes a pessoa certa chegou na hora errada e as vezes ela está ali do seu lado, mas ainda não está pronta, só o tempo dirá.

Ron-and-Hermione-GIF-harry-potter-28884196-500-224 (1)

5 – A loucura é apenas um ângulo de visão

No quinto livro somos apresentados a uma das personagens mais excêntricas e adoráveis da série: Luna Lovegood. Com sua mente aberta, Luna, que muitas vezes parece estar no mundo da lua, faz a gente aprender que ser normal também é apenas um ângulo de visão e respeitar os outros pode nos trazer muito mais conhecimento e experiências boas na vida do que imaginamos.

GIF-luna-lovegood-24209250-550-233

“As coisas que nos pertencem acabam voltando para nós. Bom, nem sempre da forma que esperamos” – Luna Lovegood  

6 – Acreditar em você

A Felix Felicis, conhecida como a Liquid Luck (sorte líquida) é uma poção que proporciona sorte por um tempo específico para quem a toma, (quem não iria gostar de uma dessas hein?). Mas o aprendizado aqui, vem na cena onde o Rony acredita que bebeu a poção e com isso tem um desempenho memorável no teste de quadribol, porém na realidade tudo foi truque do Harry, o que faz nos pensar que sim, um pouco de sorte ajuda, mas se acreditarmos em nós mesmos, não existe poção no mundo que seja necessária.

felix

“Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?” – Alvo Dumbledore

7 –  Amor: a magia mais poderosa de todas

Não, não é Expelliarmus, Expecto Patronum, Crucius ou até o temido Avada Kedrava. A magia mais poderosa de todos os tempos é o amor. Somos apresentados a ela desde o primeiro livro quando descobrimos que Lilian se sacrificou para salvar o filho, criando ali uma magia antiga e poderosa, que muitas vezes até esquecemos, o amor.

A revelação de Snape no último livro, que talvez seja uma das passagens mais importantes da saga, também está diretamente ligada a isso. O amor está presente em todos os ensinamentos citados acima e em todas as coisas da vida. Como diz o próprio Harry: “Afinal, aquilo que amamos sempre será parte de nós.”  É ou não é uma lição para levar para a vida?

always

– Always! 

8 – Bônus

Se com 7 livros tivemos o bônus de 8 filmes, também mereço meu bônus final na listinha. E esse último aprendizado pode ser resumido nessa frase:

world-without-harry-potter-gifs-dumbledore

“É possível encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se lembrar de acender a luz. ” – Alvo Dumbledore 

Por mais escuro ou sombrio o momento que estejamos passando, sempre conseguimos encontrar a felicidade. Ela pode estar em uma saga de livros, uma maratona de filmes, um jantar diferente, um momento a dois, uma noite com os amigos, na vida.

Mantenha as pessoas que você ama por perto, tenha coragem para arriscar e seguir os seus sonhos, mesmo quando os tempos estiverem difíceis, sabemos que logo logo o sol vai voltar a brilhar.

Malfeito, feito!

Comentários