Esta foto é sua?

7 pequenos prazeres que só os amantes da arte compreendem

O amor mora nos detalhes. Não é um grande acontecimento, um presente ou um momento crucial: o amor é um modo de vida. E só aqueles que realmente escolheram a arte como parte da sua existência – fazendo a arte, consumindo a arte, vivendo a arte – pode vivê-lo em sua plenitude e desfrutar de sensações que são quase inexprimíveis, mas eu resolvi tentar:

1. Identificar-se intimamente com um personagem ou artista

Falo daquela sensação maravilhosa de compreender um personagem – ou um artista de cuja biografia você tomou conhecimento – e ter a certeza repentina de que sua alma compreende a alma dele, mesmo que vocês jamais tenham se visto. Você sabe que mesmo os personagens fictícios foram pensados por pessoas reais – e os sentimentos que eles transmitem são tão reais quanto os seus.

tumblr_mvyq31cHYy1sajg7no1_r1_500

2. Entender um filme ou livro que não seja óbvio

Depois de ver ou ler algumas vezes, você compreende o que parecia confuso e tudo passa a fazer todo o sentido do mundo. E você se sente mais vivo quando começa a relacionar com a sua própria vida tudo o que aprendeu e sentiu.

gif3

3. Encontrar uma música/poesia que traduza o sentimento que você mesmo não entende

Alguns sentimentos são incompreensíveis mesmo para aqueles que os cultivam. E eis que, quando nem você mesmo se compreende, um poeta ou compositor traduz os seus sentimentos mais íntimos e é quase como sentir-se abraçado. (Chico Buarque é mestre nisso).

music-gifs

4. Aprender de uma vez como se toca/canta uma música

Depois de algumas tentativas fracassadas, você consegue reproduzir os acordes e a letra e tem a sensação de que pode fazer aquilo pelo resto dos seus dias sem se sentir entediado.

5. Parar de procrastinar e produzir um trabalho artístico significativo

Você procrastina por longos dias até sentir que suas ideias e seus sentimentos querem saltar pra fora. Quando eles finalmente conseguem, é como ter arrancado de si mesmo aquilo que já não cabia.

gif5

6. Perceber que seu trabalho faz diferença na vida de alguém

De repente você consegue criar algo e percebe que as pessoas se importam – e você sente intimamente que valeu a pena.

Nota: é o que sinto lendo os comentários dos leitores.

gif2

7. Ter certeza de que você não precisa de mais nada

Você compreende que ainda que absolutamente nada dê certo, a arte estará lá para te abraçar.

gif-1

Comentários