A história do jovem que largou tudo para cuidar da avó com Alzheimer Esta foto é sua?

A história do jovem que largou tudo para cuidar da avó com Alzheimer

Pesquisando materiais para elaborar um post legal aqui no blog, recebi um inbox de uma leitora chamada Jessica Oki e sim, me deixou sem palavras. Trata-se da história de um jovem sonhador, de alma e coração puro que buscou apenas compartilhar o amor, mais precisamente o seu amor com a sua querida avó.

Fernando Aguzzoli, é um jovem estudante de 22 anos que trancou, em 2013, o curso de Filosofia e largou o trabalho para cuidar 24 horas da sua avó, a senhora Nilva De Lourdes Aguzzoli, popularmente conhecida como Vovó Nilva. Ele não pensou duas vezes ao abdicar de festas, saídas e novidades tão presentes nesta fase, largou tudo e foi cuidar daquela que cuidou dele durante 20 anos. A história é incrível, e rendeu uma divertida página no Facebook, que já passa dos 44 mil likes, para compartilhar as histórias do seu cotidiano e compartilhar informação sobre essa doença que atinge mais de um milhão de pessoas no Brasil.

As publicações são simples pelo fato de encarar a doença e últimos meses da Vovó Nilva com humor e ideal puro. Elas – as publicações – passeiam entre a informação e situações do cotidiano, do jovem com sua matriarca querida, além de diálogos curiosos e inusitados. Um exemplo foi sua busca incessante por seu cachorro – que cachorro? – pelos compartimentos da casa e no fim ela disse que estava procurando um gato. Gato?

Tudo começou quando a Vovó Nilva começou sentir dores de cabeças e náuseas constantes, mas com o agravante veio o diagnóstico do Alzheimer e, ao invés de entregar-se a dor e sofrimento, Fernando teve a ideia de largar tudo e cuidar dela, sempre indo pelo viés do amor e humor para amenizar o sofrimento que a doença causa.

Infelizmente Vovó Nilva faleceu em dezembro de 2013, deixando a saudade e a certeza de que seus últimos anos de vida foram vividos de maneira intensa e feliz, momento por momento. Conhecer essa história serviu pra ser mais uma dessas luzes para restaurar a fé na humanidade, uma vez que somos bombardeados de coisas ruins e tristes. Fernando, soube encarar como ninguém a responsabilidade de cuidar da pessoa que cuidou dele desde a primeira vez que o viu, e não hesitou em retribuir todo o amor, dele para ela, com a família e com o próximo.

Por fim, a boa notícia é que a página no Facebook  vai resultar em um livro intitulado ‘Quem, eu?’, e que será lançado neste ano. E deixo uma série de fotos dos momentos protagonizados dela com ele, ela e suas pérolas. Olhe só quanto amor:

vó

Comentários