ciumes Esta foto é sua?

Ciúme não é prova de amor

Vira e mexe eu recebo mensagens das leitoras do EOH com elogios, críticas, sugestões de temas e alguns pedidos de conselho. Fico feliz demais em estabelecer esse contato com quem me lê e confesso que essa proximidade, além de afagar meu ego de escritora carente, também me convida a reflexões sobre temas que nunca antes haviam passado pela minha cabeça. Isso é extremamente valioso para mim e eu realmente me sinto uma premiada pelo universo por ter a oportunidade de dialogar com tanta gente.

Digo isso porque esses dias, conversando com uma leitora, li uma reclamação que me pareceu bastante inusitada. Ela me procurou para desabafar e, consciente do quão problemático isso é, confessou que se sente extremamente incomodada pelo fato do namorado não sentir ciúme dela. Ela disse, cheia de vergonha, que muitas vezes tenta provocar esse sentimento porque o fato dele não demonstrar ciúme a deixa insegura e a faz duvidar dos sentimentos dele.

Confesso que fiquei surpresa com a reclamação dela justamente por nunca ter experimentado esse sentimento. Minhas relações mais problemáticas foram permeadas por graves episódios de ciúme e a ausência dele nunca me pareceu ser um problema, mas, conversando com algumas amigas e as convidando a essa reflexão, eu percebi que esse sentimento é muito mais comum do que eu pensava. Percebi que muitas pessoas se sentem inseguras pela falta de ciúme de seus companheiros e notei que nosso ideal de amor é realmente meio torto. Percebi que ele precisa ser consertado.

Estou dizendo isso porque logo depois de começar a refletir sobre essas questões eu parei para pensar em todas as vezes em que eu senti ciúme na vida e a lembrança desses episódios me trouxe uma sensação tão ruim que eu custo a acreditar que uma pessoa que ame a outra queira que ela experimente esse sentimento.

Não sei se vocês sabem, mas ciúme é um sentimento muito ruim de se sentir. Eu odeio sentir ciúme. Acho que todo o mundo odeia. Confesso que a lembrança que eu guardo das pessoas que já me fizeram experimentar esse sentimento é tão negativa que eu realmente duvido que pessoas que se amam queiram que o outro cultive esse tipo de sentimento por elas.

Ciúme dói, incomoda e cutuca. Ciúme desfoca e dispersa. Ciúme é dúvida e insegurança. Ciúme é obsessão e tristeza e querer que alguém sinta tudo isso em nome de mero afago no ego me parece muito mais egoísmo do qualquer bom sentimento.

Amor é bem querer. Se seu amor se sente seguro, confiante e amado ao seu lado, desconfio que você esteja amando certo. Parabéns para você!

Comentários