Esta foto é sua?

É namoro ou amizade?

Com esse título de frase do Silvio Santos (quem é um pouco mais velho vai saber do que se trata) que inicio mais um texto para vocês. Andei refletindo na semana passada sobre uma velha questão dos dias atuais, se existe de fato a amizade entre homens e mulheres. Já adianto que o que falo aqui tomo por base coisas que já vivenciei ou pelo menos presenciei, portanto não tratem como verdade absoluta, aliás, isso é válido para tudo o que escrevi até hoje.

Mas então, existe a tal amizade entre homens e mulheres? Sou bem categórico em dizer: Não! Entretanto, existem algumas exceções e alguns desdobramentos que abordarei a seguir…

Primeiro, para haver uma amizade entre homem e mulher devemos ter uma inexistência de atração física dos dois lados. O problema é que mesmo quando há tal repulsão física, chega uma hora que um dos lados vai começar a se questionar a respeito, a não ser que um dos sexos não goste da fruta. Aliás, diversas mulheres confessam que seus melhores amigos são gays.

Outro caso em que acredito muito haver tal amizade vem da honra dos homens. Quando um homem termina com sua namorada, é comum que esta ainda possa ter algum tipo de contato com os amigos que conheceu através dele. Nós homens temos um código de ética que em geral nos bloqueia de sentir qualquer atração por ex-namoradas de amigos, portanto isso abre caminho para uma amizade.

Pensemos agora numa situação onde há uma atração física de pelo menos uma das partes. Se no caso for o homem, não existe nada mais frustrante para ele ser “amigo” de uma guria que se sente atraído. Além de motivo de chacota dos amigos, o homem se sente um eunuco, literalmente. Nesse tipo de situação estamos diante de um namoro sem sexo na visão masculina.

E quando a situação é oposta? Bem, se supostamente há apenas a atração por parte da mulher, no longo prazo o homem vai entrar no jogo da sedução e daí para frente à amizade já foi comprometida, tanto para o lado “bom” (o que não acredito, vide meu texto sobre sincronia) quanto para um rompimento total. Esse tipo de situação está mais para um script de filme Hollywoodiano do que para uma vida real.

Deixando machismos a parte, aquela frase “Amigo de mulher é cabelereiro” é algo muito forte para os homens. Como meu companheiro de blog Fred Mattos já disse em um dos seus textos, nós homens somos movidos por sentimentos como honra, orgulho, entre outros. Para o homem, ser amigo de uma mulher atraente sem qualquer boa justificativa o rebaixa perante outros, isso mexe demais com a autoestima, o que por consequência o rebaixa perante outras mulheres também.

Para encerrar por hoje, cito Nietzsche:

“As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem, mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física”.

Comentários