Esta foto é sua?

Faça as pazes com o passado

É o melhor jeito de seguir em frente, sabe?! Fazer as pazes com o passado. Tem tanta gente que fica presa a ele tentando achar o culpado para as coisas terem acontecido da forma como aconteceram.

Tanta gente revive e revive e revive, mentalmente, histórias que já tiveram fim, fazem comparações com as do presente e, quando há um sinalzinho de que a história pode se repetir (se foi ruim) ou de que o outro é muito diferente (se foi bom), se fecham e voltam a “morar” no passado.

Outros têm raiva do que se passou e tentam, de toda forma, apagar o que aconteceu, esquecer e quando veem que não é possível, criam mágoa, raiva e vivem nessa luta constante com o que já terminou.

Viver assim não é viver, é existir. O que passou, passou, teve fim e a vida seguiu. Coisas boas, coisas ruins, não voltam mais, não mudam, então, faça as pazes com o passado de uma vez.

Perdoe-se, perdoe a quem for preciso e siga em frente. A vida é o agora e não o ontem. Guarde as boas lembranças se quiser, guarde alguns objetos, mas só. Não guarde mais nada.

Eu sei que falar é sempre mais fácil do que fazer, afinal, tem dia que eu só quero lembrar do que vivi. Mas, aí eu paro e penso: Eu não posso deixar que essas sejam as minhas melhores lembranças, preciso fazer novas, então me despeço daquele pensamento.

Faça as pazes com o passado.

Comentários