Esta foto é sua?

Inteligência Emocional

Penso que essa seja uma das conquistas mais importantes na vida de uma pessoa, tanto em um relacionamento como profissionalmente.Antes de qualquer coisa precisamos aprender a não deixar as nossas emoções controlarem a nossa inteligência. Ter essa tal “inteligência” não significa que não iremos sofrer, mas sim que sabemos dos riscos que corremos.

Aprenda a dizer “Não”. Isso é uma das coisas mais importantes que você pode aprender na vida, e de maneira alguma você deve se sentir culpada pelo fato de atender primeiro as suas necessidades. Devemos cada vez mais pensar em nós, não de forma egoísta, mas de uma forma que possamos evitar futuros sofrimentos. Temos que ser mais fortes, mais corajosos, mais espertos e principalmente mais observadores.

“Tá, mas eu estou aqui para entender os homens e não para ler um livro de autoajuda”.

Só você ainda não entendeu que a segurança é o melhor caminho para a felicidade. E é isso que procuramos, a felicidade, não é? Tudo bem, queremos ter um relacionamento, casar, encontrar um “amor” e viver tudo isso intensamente, mas para que? Para ser feliz.

A inteligência emocional se consiste em saber o que fazer e principalmente quando fazer.

Não precisamos entender as emoções dos outros, se aceitarmos as deles e entendermos as nossas, já basta. Precisamos aprender a lidar com os nossos sentimentos, a traçar um caminho e principalmente a ter foco. Pessoas inteligentes não mudam suas perspectivas por algo, se adequam. E essa é a maior arma de uma pessoa inteligente, saber se adequar em qualquer ambiente.

“Tá, mas pra que serve essa coisa toda? Só quero um namorado”.

Tudo bem, isso realmente não vai te fazer encontrar um namorado, mas com certeza vai te fazer não perdê-lo caso você o encontre.

Sabe o que aprendemos com tudo isso? A tomar certas decisões sem medo, a descobrir até aonde vão os nossos limites, a nos expressar melhor, a ter menos vergonha de coisas bobas, a ter certeza de quem nos merece, e por fim que não dependemos de ninguém para sermos felizes.

Falando em “dependência”, bem que todos nós poderíamos tirar essa palavra do nosso dicionário.

Então talvez isso tudo junto seja um pouco daquela segurança que tanto falo…

E agora posso dizer de boca cheia que o que nos falta é saber dosar. Até porque a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

“A inteligência emocional consiste em pensar duas vezes antes de falar uma.”

Comentários