Esta foto é sua?

Nunca entendi os homens

Mesmo sendo homem, nunca entendi direito o que move um homem a fazer o que faz, precisei dar muita cabeçada na minha vida pessoal, amorosa e profissional (sou psicólogo) para entender.

Depois de entender o que move um homem eu passei a entender porque a maior parte das mulheres não entende o que nós fazemos e ficam simplesmente malucas diante de reações que nós achamos bem comuns e banais.

Elas me perguntam com muita frequência:

Por que ele não me liga? Por que ele não diz que me namora mesmo me procurando com frequência? Por que ele trabalha tanto mesmo dizendo que me ama? Por que ele adora sair com os amigos dele e parece que fica em outro mundo? Por que ele não diz não mesmo que não queira nada sério?

Resposta: não há um padrão, mas em essência (generalizando) os homens são movidos por idealismo, interesse, resultado e amor… se preencher os quesitos anteriores.

Um homem sente que tem um código de honra ao qual precisa cumprir para se sentir grande diante de si mesmo e dos outros. O que traz honra ao homem é ser bem sucedido em tudo aquilo que faça, ele se sente impelido a ser um rei Midas que transforma em ouro tudo aquilo que toca. Seu idealismo pode tomar diferentes formas e valores como honra, tradição, mudança do mundo e o fracasso é o pior dos pesadelos masculinos.

Por essa razão as mulheres acham bobo quando um cara precisa cumprir uma promessa que fez para um amigo de longa data, mesmo que não seja aparentemente interessante.

Interesse é outro motor masculino que faz ele sair de um lado à outro da cidade para conseguir o que quer, mesmo que fique reclamando. Isso significa que se ele não faz esforço por alguma coisa é porque não tem um interesse 100% naquilo.

resultado é sempre a forma que ele vai constatar se pode colher aquilo que plantou e se o retorno é menor que o investimento ele cai fora. Se na cabeça dele a menina ou o trabalho não parece muito compensador ele pode até ficar no namoro ou emprego, mas com certeza não se mostrará muito empolgado ou entusiasmado.

Portanto, o amor que ele sente tem sintonia com um ideal de pessoa que ele considera perfeita para ele, que vai proporcionar o máximo de retorno pessoal e preenche os requisitos que complementa a imagem que ele faz de si.

Agora é só fazer a matemática e vai entender porque os homens agem como agem.

Comentários