Esta foto é sua?

Ouça o que um homem tem a dizer

Outro dia escrevi sobre a importância de ouvir o que uma mulher tem a dizer. Mas o homem também merece ser ouvido. E é dele que quero falar agora. Eu entendo que talvez você esteja com o saco cheio dos homens pelas suas experiências que não deram certo e pelas experiências de seus amigos, mas se aborrecer é uma das partes mais recorrentes da vida. Sei também que tem homem canalha pra caramba por aí, mas nós sabemos que também tem muita mulher canalha, né? Dá pra começar falando pra gente não diferenciar homem da mulher e vice-versa, sem critério de melhor ou pior.

Ouça o que um homem tem a dizer. Você nunca vai ser obrigada a concordar, mas bem que você pode ouvir, nem que seja pra pelo menos poder ter a certeza de que não foi por falta de tentativa sua. Sabe, talvez ele seja um tipo de homem que não sabe dizer direito o que sente, daí ele mete o pé pelas mãos e pode soar meio grosseiro, sei lá, mas ele pelo menos tenta e, penso que em algumas coisas, como as relações humanas por exemplo, o valor está nas tentativas e não nas realizações. Prefiro alguém que tentou me ligar do que alguém que me ligou pra falar bosta. A tentativa já vale comemoração.

Ouça o que um homem tem a dizer. Você já tentou acreditar nas exceções? Já passou pela sua cabeça a ideia de que “já vi um filme assim” nem sempre faz sentido? Talvez a sua postura seja tão reativa que mesmo involuntariamente acaba não dando chance pra ele dizer alguma coisa. Talvez a sua impressão de “ih, já sei onde vai dar essa conversa” seja tão cega, que acaba nem cogitando a chance de ser surpreendida por uma coisa boa. Nós sabemos que muitos deles fazem das intenções apenas as segundas, mas e todos os outros? Você só vai saber se ouvir o que eles têm a dizer.

Ouça o que um homem tem a dizer. Você percebe rapidinho se está falando de um homem ou de um moleque. Podemos até não saber o que queremos,mas o que não queremos nós sabemos bem. Então se o que te falarem for algo pra se descartar, que descarte ué. Tentamos procurar respostas de algumas coisas que são só coisas, e por isso, indecifráveis.

Ouça o que um homem tem a dizer. Talvez ele só queira te fazer sentir alguém diferente, mesmo não tendo dinheiro, mesmo não tendo carro, mesmo não tendo roupas bonitas, mesmo não te levando pra lugares diferentes, mesmo dando a entender que seria melhor rachar o cinema, mesmo de vocabulário pobre e confuso com as palavras que digita, mesmo não tendo tudo isso mas tendo um coração pra te dar. Nem que seja de pelúcia.

Ouça o que um homem tem a dizer. Um dos maiores prazeres de um homem é se sentir responsável por parte da felicidade de uma mulher. E por isso talvez ele não saiba lidar com o mundo de peculiaridades em que vivem. Ele nem sempre consegue identificar as fases que você está, por isso ele pergunta tanto e você se irrita ainda mais. Talvez seja o caso de ter um pouquinho mais de paciência. Pelo menos ele erra ao tentar acertar.

Ouça o que um homem tem a dizer. Presta atenção no jeito que ele te convida, pois igual a você, provavelmente ele deve ter discutido com os amigos sobre algum lugar bacana pra te levar. E quando for o dia, ele vai tentar colocar a roupa mais bonita e o melhor perfume, pois ele sabe: você estará linda de qualquer jeito e ele quer te dar uma boa impressão também. Presta atenção no jeito que ele pergunta sobre a sua vida e pense duas vezes se isso te parece perseguição ou preocupação.

Ouça o que um homem tem a dizer. Novamente, você não precisa se sentir na obrigação de concordar, mas deixa ele te mostrar o melhor dele, do jeito dele, por mais que não seja dos mais interessantes assim de cara pra você. Um exemplar dos homens reais realmente se esforça em se fazer interessante pra você, mesmo não sabendo o que significam suas fases, remédios, celulites, estrias ou qualquer coisa que só existe no mundo de vocês. E se ele souber disso também, ouça ainda mais o que ele tem a dizer.

Ouça o que um homem tem a dizer. Se quiser, provoque-o. Corte o caminho da conversa pra ver até onde ele pode se inovar pra te manter interessada em falar. Dê oportunidades para que ele possa te mostrar como é. Você pode até não acreditar em mais nenhum homem desse mundo, mas é nesse mesmo mundo que vive aquele que você vai acreditar um dia. Não tem jeito, não tem outra saída, não tem como pegar um avião pra SATURNO e conhecer os homens de lá. São esses aqui mesmo, com os defeitos e qualidades diferentes, às vezes iguais, de cada um deles. Um dia as energias vão sincronizar e vocês vão somar risadas. Mas deixa ele te contar como vê o mundo.

Ouça o que um homem tem a dizer. Mas ouça com o coração, não com preconceito. “Ih, conversinha fiada”, esse é o tipo de postura que já te afasta de qualquer coisa boa que qualquer homem possa fazer. O que é uma conversa boa pra você? Existe receita? Não, não existe. Existe a conversa boa para VOCÊS; aquela que encaixa nos assuntos dos DOIS; aquela que faz vocês DOIS se perderem nas horas.Por mais difícil que seja acreditar, ouça o que um homem tem a dizer. É injusto generalizar e colocar todos em um patamar igual: nenhum presta. O que é uma pessoa que presta? O que é um homem que presta? Você é alguém que presta? Todo mundo não erra igual nesse mundo? Então ninguém presta? Acredite nas exceções.  As histórias podem acontecer não exatamente do jeito que você gostaria, mas ainda assim, elas podem acontecer. E isso já é ótimo.

Ouça o que um homem tem a dizer. Mas não idealize o que ele deve te dizer de acordo com o que você gostaria de ouvir. É preciso ouvir mais com o coração do que com a audição. Qualquer tipo de barreira sua sem que exista algum motivo concreto é só um problema a mais pra você resolver. E conversas resolvem. Converse com um homem. Se ele for um escroto, você vai perceber rápido, mas o ouça antes. Você pode não saber, mas muitas vezes ele tenta ser engraçado pra te ver feliz, pra se sentir – como já foi dito acima – responsável por 1 segundo da sua felicidade. E você não precisa rir se não quiser, não precisa sair se não quiser, nem precisa responder se não quiser, mas talvez você precise se lembrar que as mesmas coisas que faz com um homem aqui, outro poderá fazer com você amanhã. São só pessoas com vontades iguais mas, demonstradas, explicadas e conquistadas de jeitos diferentes.

Sabe, não perca a confiança nos homens. No momento em que lê isso, em algum lugar do mundo está o pai dos seus filhos ou, que não pra tanto, está o próximo a te beijar, o próximo a te ajudar a colocar um novo sorriso no rosto. Não perca a confiança. Não generalize. Não os iguale. Não faça do seu passado uma arma contra o seu futuro. Em nenhum momento aqui foi dito que você precisa fazer algum tipo de esforço além de só ouvir o que um homem tem a dizer. Depois você decide se acredita, se beija, se responde a mensagem, se aceita o convite, se dorme junto, se fará qualquer coisa.

Ouça o que um homem tem a dizer, mulher.

Comentários