Esta foto é sua?

Parabém pra você, meu bem!

Eu adoro palavras. Gosto da instrumentalidade delas. Gosto das significâncias, dos poderes, das entrelinhas e “entreletras”. Puno-me, religiosamente culpada, quando as utilizo em vão. Mas você sabe: às vezes utilizo, é inevitável. Por estupidez, por ignorância, por insegurança, por ter bebido aqueles goles a mais. Só sei que utilizo. Quase fissurada por elas, assumo que às vezes me flagro verdadeiramente preocupada em utilizá-las, ainda que desse jeito meio fora de contexto, da maneira que eu considero mais adequada.

Hoje, como não poderia deixar de ser, a palavra alvo da minha atenção foi PARABÉNS. Confesso que eu nunca havia dado muita importância a ela. Saía no automático, despercebida, igual àquele bom-dia de elevador. Quantos parabéns eu já recitei em vão…

Hoje eu descobri que parabéns é plural de parabém, que segundo os dicionários etimológicos que eu folheei, é a singela aglutinação da preposição “para” com o substantivo “bem”. É para o seu bem, Meu Bem. É o simples e instintivo desejo de que tudo aconteça com o único e óbvio objetivo de lhe fazer bem.

Eu parei e pensei: quando a gente ama esse amor genuíno, tudo é parabém. Tudo o que a gente faz, pensa, deseja e realiza é, ainda que inconscientemente, para o bem da pessoa amada. E é por isso que hoje eu digo e repito com toda a convicção do mundo: alguém muito poderoso deseja, com todas as suas forças, parabém a mim, que tenho você, ser minuciosamente projetado com o único objetivo de, quem diria, me fazer bem. Parabém a Ele, que me deu você, Meu Bem.

De hoje em diante, nenhum parabém será em vão. Desejo que eu consiga, a cada dia, lhe fazer mais bem. Mais que bem. Que tudo o que eu faça seja parabém. Que seja um bem fora da curva. Que retribua esse bem que me invade. Que seja plenitude. Que eu consiga, de alguma forma, utilizar esse parabém como instrumento para lhe fazer o bem que você me faz. Que o parabém tenha poder. Que se materialize. Que lhe faça muito mais do que bem. Não sei se me expressei bem. Só quero que saiba que te quero bem. Muito bem. Você é o meu bem. Parabém!

Comentários