Esta foto é sua?

Por que ele não gosta que você o corrija?

Lembra que comentei que os homens possuem um certo idealismo pessoal? Isso quer dizer que ele tem uma imagem a seu próprio respeito bem peculiar: um super-homem.

Nessa fantasia pessoal que só ele sabe (às vezes nem ele) tudo está a seu favor e vai dar certo. Existe um certo otimismo irreal que domina seus sentimentos mais profundos. Isso quer dizer que na sua vida prática tudo vai sair “conforme o planejado” mesmo que ele não tenha feito nenhum plano concreto para isso.

Na hora de dirigir ele tem um plano para chegar naquela festa no endereço que ele nunca foi. Recusa usar o GPS e confia no seu “instinto de motorista”, pois já foi um dia perto daquele lugar e está garantido de tudo. No dia e horário marcado o que acontece é que parece que ele foi para o norte e a festa era no sul e ele não entende o que aconteceu, mas não vai dar o braço a torcer por dois motivos. O primeiro é que não vai admitir que errou e o segundo é que não vai admitir que errou para você que é a dama que ele sempre quer impressionar.

Esse sentimento de herói – reforçado pela mídia, pelas respectivas mulheres e pelo próprio homem – tem o poder de minar todas as suas forças, pois ele se sente silenciosamente perturbado a cada fracasso real ou potencial.

Essa é a razão dele nunca compartilhar suas aflições ou medos, até porque se teve uma mãe dominadora ou crítica, terá ainda mais temor de que você aja igual. Cair em descrédito é tão pavoroso para a maior parte dos homens que muitos criam dívidas intermináveis para não parecerem fracos ou pobres e continuar mantendo um ritmo financeiro insuportável.

Outros escondem doenças da esposa e dos filhos para não parecerem fracos ou incapazes. Há ainda os que não se aposentam para não parecer dependentes ou impotentes sociais frente aos olhos públicos. Já vi até muitos fingirem que saem de casa para o trabalho só para não mostrar para os vizinhos que estavam desempregados.

Esse orgulho torturante em ser homem é um peso mais do que uma vitória. A força masculina pode ser levada a tal extremos que alguns se suicidam quando veem força, saúde, dinheiro e prestígio irem para o ralo.

Tudo ou nada, essa é a filosofia perpetuada e alimentada a todo o momento que faz homens caírem e relacionamentos naufragarem.

Ah, se fosse só o caminho da festa o problema…

Comentários