Esta foto é sua?

Quando é verdadeiro, o amor não vai embora

Só o tempo é capaz de consertar um amor que não deu certo. Só o passar dos dias, meses e, quem sabe, anos, pode cicatrizar uma ferida e despertar algo de melhor numa pessoa que teve de aprender com os próprios erros. Nem sempre é possível retomar uma história, mas pode-se tentar algo novo.

As pessoas mudam. Inclusive, percebe-se que o sentimento era entregue em circunstâncias diferentes. Ainda assim, só o tempo pode colocar no lugar certas coisas e apagar certas lembranças. O ressentimento nada mais é que um dos dois revivendo as amarguras do passado e não conseguindo desapegar daquilo que fez mal.

Não vale a pena.

Os dois sabem que não se deve cultivar rancores. Só que algumas vezes é inevitável que o orgulho crie um muro. Cercado, ele passa a rechaçar qualquer tentativa de fazer algo novo dar certo. Por isso que digo: não existe força mais poderosa do que o tempo. Quando é verdadeiro, o amor não vai embora.

O amor tem a incrível capacidade de se transformar, mas acaba ficando em nós de alguma forma. Em alguns casos, dizer que “ainda ama” pode até não ter o mesmo sentido que tinha antes, mas entrega que o sentimento era verdadeiro. E o que é verdadeiro persiste de tal forma que chega a nos surpreender.

Não existe milagre. De certo, tudo tem um momento para acontecer. E o que tem de ser sempre ressurge. Mais maduro, ele pode enfim consertar o que quer que seja que tenha cado pelo caminho. Inclusive os amores quebrados de hoje.

Comentários