Esta foto é sua?

Roxo, lavanda ou lilás: qual a cor do seu batom?

Tem gente que acredita que roxo é a cor da transformação, coisa mística. Outros juram que a cor estimula a imaginação e a intuição. E também tem gente que não vê a menor diferença entre roxo, lilás, lavanda, púrpura e violeta. Você vê? Dá pra ficar horas e horas discutindo, tipo o lance do vestido branco ou azul.

A verdade é que as cores tem um efeito diferente para cada um de nós.

Pra mim, por exemplo, toda vez que alguém pronuncia a palavra “roxo” eu lembro do filme Angus, o comilão (alguém aí é da minha época e viu esse clássico da Sessão da Tarde?) quando todo mundo dizia que ele tinha um terno roxo e ele repetia “não é roxo, é púrpura!” Até hoje a Má, minha amiga irmã, dá risada comigo por causa disso.

Mas aqui o assunto é maquiagem e o roxo é rei absoluto na cores de batom para o inverno. Muitas mulheres já se jogaram nessa tendência e coloriram seus lábios; e eu me incluo nessa. Só que ainda tem muita gente com um certo receio de experimentar essa cor diferente de batom. A real é que bacana saber escolher um tom que não deixe você com a boca roxa parecendo o Jack do Titanic no final do filme – Spoiler alert! – quando ele está congelando.

Até porque hoje em dia existem tantas tonalidades de batom para experimentar que você pode usar uma cor diferente todo dia até encontrar um batom para chamar de seu. Inclusive, a tendência se mistura um pouco com a explosão da cor Marsala, um tom de vinho escuro, que, segundo a Pantone é a cor de 2015. Na prática, os tons de batom roxo e vinho acabam se confundindo um pouco.

Aí você me pergunta:

“Luiza, roxo combina com mulheres morenas? E com as loiras? E as japonesas? Pode usar no dia a dia ou é só para festas?” Até existem alguns “truque” de maquiagem: tons de roxo escuro para as mulheres de pele clara; tons mais claros para as morenas; quando usar batons de cores fortes faça uma maquiagem básica nos olhos do tipo só rímel e sombras neutras.

Mas, como minha filosofia de moda e beleza é super “desobedeça às regras e faça o que você tiver vontade”, minha única resposta é sempre: todas as cores combinam com quem estiver a fim de usá-las na hora que bem entender. É aquela velha história que sempre repito. Só você pode decidir o que fica bem em você. Está em dúvida? Pega o batom e vai para frente do espelho. Olha o seu reflexo. Amou? Se joga na tendência! Não amou? Não força uma moda que não tem nada a ver com você.

Curtiu a ideia? Então, ao invés de “ensinar como usar o batom roxo“, deixo para você algumas inspirações para, quem sabe, despertar um desejo de experimentar uma cor nova nos lábios.

Katy Perry

Katy Perry

Kylie Jenner

Kylie Jenner

Isis Valverde

Isis Valverde

Lorde

Lorde

Lupita Nyong'o

Lupita Nyong’o

Shay Mitchell

Shay Mitchell

Katy Perry / Outra versão

Katy Perry / Outra versão

Kat Graham

Kat Graham

Eu cabeçuda

E para finalzar: Eu cabeçuda

Comentários