Se o Brasil é uma merda, a culpa também é sua – Sobre o nosso complexo de vira-lata

por Bruna Grotti

Sobe timeline e desce timeline em meados da tão temida e tão odiada Copa do Mundo de 2014, a gente encontra um texto de uma suposta escritora holandesa destacando os pontos fortes do Brasil em comparação a países com um nível de desenvolvimento mais avançado, como Estados Unidos, Inglaterra e a própria Holanda. Em contrapartida, um link desmentindo – ou pelo menos desquailificando – quase todos os argumentos da holandesa vem servindo de arma de defesa para os entusiastas do o-brasil-é-uma-merda, tinha-que-ser-brasileiro, não-vai-ter-copa, vergonha-desse-país, a-frança-é-bem-melhor-porque-tem-brioche ou coisa que o valha.

Antes que os mais animados comecem a se manifestar, não, isso daqui não é banheira do Gugu pra disputar quem marca mais pontos nem vestibular pra ver quem acerta mais questões. Acredito, de fato, que o discurso da suposta holandesa seja um pouco inflamado demais. Todo mundo sabe, por exemplo, que a gentileza não é lá a marca dos cariocas – vá ao primeiro restaurante de Botafogo e confira – ou que, por mais que quase 98% das nossas crianças entre 6 e 14 anos estejam estudando – e isso é um dado do Ipea –, ainda precisamos melhorar a qualidade do ensino e a capacidade física das escolas. E ainda que tenhamos o direito e a obrigação de denunciar tudo o que acontece de ruim no nosso país, a pergunta que não quer calar é: será que o complexo de vira-lata é realmente a melhor alternativa que nos cabe para lidar com os – inegáveis – problemas do Brasil?

Certamente não. E se em tempos de compra da refinaria de Pasadena o “tinha que ser no Brasil!” já foi proferido à exaustão, imaginem em tempos de Copa do Mundo. A abertura foi vergonhosa, o futebol está vergonhoso, a malha aérea é vergonhosa, a indústria hoteleira é vergonhosa, os serviços são vergonhosos, nosso inglês é vergonhoso. Greve no metrô às vésperas da abertura? Só no Brasil – ignorando completamente o fato de que, em 1998, o metrô da França também entrou em greve dias antes do início da Copa no país. Desvios de dinheiro para construir obras faraônicas (para a Copa, inclusive)? Coisa de brasileiro de merda, só pode ser – dando de ombros aos 120 bilhões de euros que a corrupção desvia na Europa anualmente. Voos atrasados durante um evento de tamanha grandeza? Tinha que ser esse paisinho de ~terceiro mundo~ – esquecendo de colocar na conta o fato de que nosso índice de atraso desde o início da Copa está em 6,5%, contra os 8,4% registrados na Europa em 2013.

Não. Isso não é um levante de patriotismo, mas apenas uma chamada pelo seu bom senso. Se o Brasil é tão merda assim, sinto lhe dizer, mas você é que é o grande merda da história. Que puxa saco de gringo, elogiando a educação deles, mas fechando os olhos à simpatia e hospitalidade do brasileiro que, se não teve educação formal para tanto, se desdobra em mil para tentar falar e compreender o idioma do europeu. Que se acha cult por curtir rock gringo e denigre qualquer música popular brasileira sem sequer notar que David Bowie, nos anos 70, cantava coisas como “suck, baby, suck, give me your head”. Que mete um “você esperava o quê do povo brasileiro?” sem perceber que, invariavelmente, é parte desse tal desse povo, é criador dessa cultura tão ~detestável~ e é replicador de posturas que tanto condena.

Por isso, em vez de subir aos céus e analisar o Brasil do plano espiritual, como se você não fizesse parte dessa massa, que tal se inserir no contexto e pensar no que você pode fazer para mudar a situação que tanto o desagrada nesse país? Se estivéssemos conformados com um “Brasil de merda” há 40 anos, muito provavelmente teríamos sido ainda mais subjugados por uma ditadura militar. Se estivéssemos conformados com uma “tarifa cara para um transporte público de merda”, certamente não teríamos conseguido a revogação do aumento do valor o transporte público em 2013. Se nos conformássemos com a nossa ~vagabundagem~ e acreditássemos que toda a nossa desgraça é fruto da mestiçagem, não teríamos constituído um povo trabalhador, hospitaleiro e querido por nativos de todos os lugares do planeta.

Depende – também – de nós. Como sempre dependeu.

Comentar sobre Se o Brasil é uma merda, a culpa também é sua – Sobre o nosso complexo de vira-lata

11 comentários abaixo sobre Se o Brasil é uma merda, a culpa também é sua – Sobre o nosso complexo de vira-lata

  • Marcos disse:

    Desde de 1500 a maçonaria comanda o Brasil em todos setores estratégicos, politica , religião , educação, economia, justiça, defesa, midias, todos altos politicos e presidentes do ocidente são maçonicos, todos chefes das grandes religiões cristãs do ocidente são maçonicos

    É tudo uma novela e a novela é deles e os atores também, enqunto eles estiverem no comando nada muda, sai e entra presidente, … mas são todos atores deles… a população além de ser obrigada a votar estão elegendo um dos atores deles.

    Essa brigas e disputas entre eles que vemos na tv é tudo encenação, o interesse de ajudar ou não a população é tudo encenação, ali é tudo carta marcada, o que menos importa pra eles é população, e o que mais interessa a eles é o dinheiro, a fama, o poder, o controle, e nós somos as ovelhas, o gado

    A educação está como por causa deles, o Brasil só anda prá trás por causa deles, a população não tem dinheiro por causa deles, sáude está como está por causa deles, a educação está como está por causa deles…

    Politicos prá que, partido politicos prá que, democracia, monarquia, socialismo, nazismo,… prá que

    É a população em sua maioria que tem de mandar, e não meia dúzia,

    Em todos setores tem de ter pessoas copetentes

    Na medicina médicos, na educação professores, na construção engenheiros, na justiça juíses, …. mas tudo vindo da população, policia e o exercito tem a função somente de proteger a população e território e nada além disso, se não gosta da profissão procure outra coisa prá fazer e pare com essa violência.

    Quer dizer uma planta fumada, um pó branco que nem sabe se é maizena , vale mais que uma vida pra ficar sendo ceifadas por tiros, bandido ter que largar mão de ser bandido também, tem que sair da dependencias dos outros e da própria familia, drogados tem que ser tratados com medicamentos, apoio, com empregos, e não sendo presos escurraçados, mortos, por causa de uma coisa que eles estão injetando dentro deles mesmos,

    servidores publicos não ganham pra ficar aparecendo e fazer as novelas diariamente nas tvs, etc,
    afinal de contas quem paga o salário de cada um deles é cada um de nós, até eles mesmos, é dinheiro indo pro ralo

    Um banco só, pra que esse monte bancos

    Pra que encher a barriga, e o bolso dos estrangeiros

    Primeiro tem que ver as coisas aqui do Brasil e não lá fora, que conversa fiada esta tal de globalização, liberdade, fraternidade, igualdade, etc, é tudo conversa fiada

    Quem é igual ou seja em aparência seja em direitos, seja na raça?

    Tem que ter respeito por cada pessoa como irmãos, vivendo com respeito na mesma casa que é no planeta que nem nosso é pra ficar destruindo, sagrando, roubando ela de tudo que é forma.

  • José Ayres disse:

    A culpa não é minha,e sim de políticas corruptas que destruíram o grande BRASIL.

    • Raimundo disse:

      PARA AQUELES QUE DIZ, A CULPA NÃO É MINHA. É DA CORRUPÇÃO !

      KKKKKK

      A CULPA É TUA E DE TODOS NÓS BRASILEIROS. INCLUSIVE TEU AVÓ, BISAVÓ, TATARAVÓ.
      BRASIL ESTÁ UMA MERDA DESSA POR CAUSA DOS NOSSOS DESCENDENTES !
      E VOCÊ AGORA, ESTÁ FAZENDO A HISTORIA DESSA MERDA.
      ENTÃO, ESCOLHA BEM. NÃO SEJA BURRO QUE NEM SEUS PAIS OU TEUS AVOS.

  • Eu disse:

    Resposta que bom nada

  • Carlos Sanz disse:

    Ah, vai roubar!

    Deve ser funça ou ladrão também.

  • Celo disse:

    Mea culpa? Nunca votei em lula pois nao sou leleh da cuca. Lula leleh soh era bom em desenho animado da Hanna Barbera e sim lamento dizer que era desenho gringo yes sir.Num aguento mais xaxuxa.
    Portanto a culpa eh dos alienados que votaram no Lula.
    Minha culpa?Nunca votei num bossalnaro pois assisti the running man, o sobrevivente e nao big bosta brasil.De novo um filme gringo que por incrivel que pareça educa mais que qualquer universidade brasileira.
    Culpa desses zorras loucas que votaram num bolsonero.
    E ainda querem eles de volta?
    E vai botar a culpa em mim que jah que sou obrigado a votar por cabresto e num adianta anular ou branquear, num seria amarelar?Voto na candidata diferente, sempre no azarao.
    Mas fiz minha parte portanto nao coloque no meu colo uma culpa que merece ser imPutada a um bando de conformistas, covardes e preguiçosos.

  • Melvin disse:

    Pago todos meus impostos, emprego pessoas que são impregaveis, inúteis, que não tem capacidade para nada a n ser o erro. Literalmente me excluo desta nação de acéfalos, ladrões. E garanto uma coisa, o governo é reflexo do povo. O povo que ama álcool e barulho, odeia regras e leis, alguma semelhança com a política? A única saída são os aeroportos internacionais

  • Marcos Silva disse:

    culpa nossa o cranbulhao, culpa desses políticos safados, Brasil é sim uma merda tanto imposto, você não tem nada aqui, o que você tem você ainda continua pagando e outras coisas, pior país do mundo

  • Raimundo disse:

    “Se o Brasil é tão merda assim, sinto lhe dizer, mas você é que é o grande merda da história.”

    Sim. Povo brasileiro é uma merda da história mesmo. Concordo.

  • PAUNOSEUCUBRASIL disse:

    PARA AQUELES QUE DIZ, A CULPA NÃO É MINHA. É DA CORRUPÇÃO !

    KKKKKK

    A CULPA É TUA E DE TODOS NÓS BRASILEIROS. INCLUSIVE TEU AVÓ, BISAVÓ, TATARAVÓ.
    BRASIL ESTÁ UMA MERDA DESSA POR CAUSA DOS NOSSOS DESCENDENTES !
    E VOCÊ AGORA, ESTÁ FAZENDO A HISTORIA DESSA MERDA.
    ENTÃO, ESCOLHA BEM. NÃO SEJA BURRO QUE NEM SEUS PAIS OU TEUS AVOS.

    Eu 1 ano atrás Responder

  • fodase disse:

    A culpa é sua, e só sua, filha da puta. Postando mensagens para distorcer a realidade e jogar a culpa dos seus erros nos outros. Não faz nada para melhorar o ambiente, nem arruma a cama quando levanta, e quer dar palpite no comportamento alheio. Psicopata que só olha para o próprio umbigo. Estelionatários de gente estúpida e de mentes fracas. Não respeitam ninguém, nem nada, nem o que é sagrado respeita. Vai tomar no cú.