Sete Minutos Depois da Meia Noite, um filme sobre a complexidade do ser humano

Assistir a Sete Minutos Depois da Meia Noite é como ser colocado em uma sala cheia de histórias que não entendemos e com ensinamentos que não queremos ouvir. Como o Monstro mesmo fala “as pessoas não gostam do que não entendem”, diante do que não entendemos preferimos fugir ou disfarçar.

Vamos à sinopse do filme. Conor é um garoto de 12 anos que mora com a mãe que possui um câncer e está em fase terminal. Seu pai mora em outro continente e não quer assumir a responsabilidade de cuidar de Conor se sua mãe falecer. Há ainda, a avó materna, que não possui muitas coisas em comuns com o garoto, a não ser sua filha, e é quem cuidará do garoto. Diante desse cenário, Conor se vê angustiado, procurando uma saída para não morar com a vó e tendo que suportar todos os problemas como um adulto. Em uma noite, um teixo, uma grande árvore que ficava num cemitério próximo a casa de Conor, ganha vida e se transforma no Monstro. Ele diz a Conor que irá lhe contar 3 histórias, mas que a quarta será o garoto quem irá contar.

O filme é um infantojuvenil dramático. Porém, os diálogos entre Conor e o Monstro são um tanto quanto adultos. O Monstro conta, em 3 histórias, como o ser humano é complexo, como ninguém é inteiramente o mocinho ou o malvado. Todos nos encontramos no meio termo dessas duas personalidades.

Entre tantos diálogos e histórias, que são contadas em forma de aquarelas, Conor conhece como o ser humano, e ele mesmo, custam admitir algo, se esforçam para acharem que são fortes o bastante e preferem as mentiras calorosas do que a verdade dolorosa, pois é mais reconfortante.

O filme, possui um roteiro com final previsível, porém ele deixa em aberto se o Monstro é apenas uma invenção da mente de Conor ou é algo real. Sua história lembra outros filmes que possuem o mesmo estilo de serem infantojuvenis, mas com diálogos ou questões adultas, como Onde os Monstros Vivem e O Labirinto do Fauno.

Outro detalhe importante e que foi bem pensado é a cidadezinha, que possui um clima nublado e um pouco chuvoso. A casa da mãe do Conor fica num lugar afastado da cidade, envolta por colinas. A casa da avó fica na cidade e é decorada por objetos antigos e peças de porcelana, todas bem organizadas e dispostas, completando a personalidade da moradora.

Agora, fique com uma última citação do filme e depois me conte como foi assistí-lo.

“No fim das contas, não importa o que você pensa, mas o que você faz.”

Comentar sobre Sete Minutos Depois da Meia Noite, um filme sobre a complexidade do ser humano