Esta foto é sua?

Spotted, o correio elegante no Facebook

Algum tempo atrás tive uma decepção grande em minha vida, e ao contrário do que possa parecer, para alguém que escreve em um blog onde relações afetuosas são faladas quase que diariamente, esta foi uma decepção a nível profissional. Diante dessas situações tenho plena convicção que estes são milestones de nossa vida e consequentemente é onde temos a oportunidade de realizarmos transformações.

Iniciei uma auto avaliação muito crítica a meu respeito, em especial sobre minha personalidade. Depois de alguns dias pensando eis que algo caiu à tona que eu havia me esquecido: eu sou tímido. É verdade, embora eu não transparecesse aquilo, pois sempre estava em grupos cercado de amigos, ou pelo menos bons conhecidos, fato é que essa timidez estava ali, sempre latente. Depois foi interessante pensar em como aquela timidez se refletia em mim, pois cada tímido é diferente onde há maneiras diferentes de escondê-la.

Quando falamos de timidez, a primeira coisa que vem em mente é aquela pessoa que não consegue se comunicar, escondida em um canto qualquer, entretanto para alguns a timidez pode se refletir na forma de personalidade agressiva, como um mecanismo de autodefesa. No meu caso, confesso que a timidez se reflete na forma do bom humor e piadinhas a fim de mascarar a personalidade tímida.

Falando agora um pouco com um olhar mais sentimental, talvez seja unanimidade entre os mais tímidos que com a invenção da internet, redes sociais, entre outros o mundo virtual seja um lugar mais ameno para se expor.

Certa vez, há muito tempo atrás, li em uma revista que grande parte da população é tímida. Talvez por isso o grande sucesso desse tipo de páginas no facebook: Spotted.

Abaixo, segue parte de uma matéria a respeito:

”Correio elegante no Facebook, ‘spotted’ vira hit entre universitários

Páginas na internet publicam cantadas anônimas para quebrar o gelo.
Brincadeira tem versão irlandesa, que ironiza cenas em ônibus.

Uma nova forma de descobrir o nome daquele broto admirado à distância tem se espalhado entre os universitários brasileiros. São as páginas ‘Spotted’, criadas no Facebook em abril, que publicam cantadas recebidas de remetentes anônimos. Funcionam como os “correios elegantes” das Festas Juninas, mas na rede social.

“A gente dá uma ajudinha para todos que sempre quiseram berrar ‘EU TE QUERO’”, explicou ao G1 o administrador da “Spotted: PUC SP”, página para alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em tradução livre, “spotted” significa “marcado” e é, guardadas as devidas proporções, o que os enamorados anônimos tentam fazer. Geralmente os admiradores secretos descrevem em seus flertes como é seu objeto de desejo ou uma situação particular em que o viram.

A matéria inteira pode ser lida na íntegra aqui!

Enfim, particularmente achei uma bela sacada para o universo dos tímidos. Em uma procura, descobri que existem Spotted de bairros, casas noturnas, clubes, e assim por diante. É uma “arma” que se bem usada pelos administradores das páginas, pode se tornar uma grande chance para os mais tímidos colocarem seus sentimentos para fora. Quando li “correio elegante” na matéria, juro que a primeira coisa que me veio à cabeça foi de festas juninas, onde esse tipo de prática é feito, e com base nisso comecei a pensar nos prós e contras.

Não podemos ser inocentes suficientes a ponto de não levantar a hipótese de que muitas dessas cantadas são brincadeiras de amigos, e é aí onde mora o primeiro perigo. Caso não haja um controle sério dos administradores da página, o que antes serviria como um empurrãozinho aos mais tímidos acaba se tornando um verdadeiro pesadelo de se expor a uma gozação.

O segundo perigo talvez resida no fato de que os administradores da página tem muita informação, sobre muita gente. De certa forma isso me lembra do porque foi introduzido o confessionário pela Igreja Católica, onde a função principal era saber no que as pessoas estavam pensando. Mas talvez isso seja um pouco paranoia de minha parte também.

Concluindo, acho que esse é o tipo de idéia que veio para ficar e por um bom tempo. Lembrando que o anonimato desse tipo de ação pode se estender para fora do campo amoroso. Já vi algumas páginas onde as pessoas denunciam práticas desrespeitosas em vários níveis, e acho de extrema valia. Portanto espero que tais mecanismos sejam usados a favor do bem comum.

E você, o que acha das páginas Spotted?

Comentários