Esta foto é sua?

Você tem o direito de esperar o melhor das pessoas

Não sei se já comentei aqui, mas eu tenho uma amiga muito cheia de sabedorias. Laura, ela chama. Eu e Laura andamos nos desencontrando ultimamente, mas Laura é daquelas amigas de certezas. Amiga firmeza. Amiga das boas.

Laura sabe muito de muitas coisas, e sempre que ela me convida a algum tipo de reflexão eu dedico atenção, sabe? Sempre vale a pena. Laura sempre me chama a pensar sobre uns temas inusitados e em uma das últimas vezes em que nós nos falamos, Laura falou sobre expectativas.

Laura tinha uma crítica. Ela criticava esse conselho que as pessoas dão umas às outras sobre “não criar expectativa”. Sobre esperar sempre o pior porque se o melhor vier é lucro. Sobre viver crendo pouco nos outros e muito menos no mundo. Sobre agir e pensar sob essa proibição um tanto cretina de ter alguma esperança nas pessoas e na vida.

Quando Laura falou sobre isso, confesso que coloquei a mão na consciência e percebi que muitas vezes já aconselhei pessoas com o clichê do “não crie expectativas”. Eu percebi que já falei muito isso e percebi também o quanto esse deve ser o mais furado dos conselhos.

Percebi tudo isso porque notei que quando a gente fala essa frase, normalmente a expectativa já está criada e bem alimentada. Que é um conselho um tanto vazio. Que já é um tanto da nossa natureza esperar aquilo que – por mais redundante que possa parecer – já esperamos desde o princípio.

Arrisco dizer que criar expectativas é um tanto importante. Esperar o melhor tem a ver com otimismo e positividade eu já ouvi falar que essa é a chave para a prosperidade em um bocado de coisas na vida. Lidar com frustrações está no pacote, é claro. Mas lidar com frustrações talvez seja uma lição importante. Aprendizado imprescindível para passar para as próximas fases da vida.

Se eu pudesse mudar aqueles conselhos, eu diria para as pessoas encararem com franqueza as suas próprias expectativas. Diria para elas esperarem o melhor e serem sinceras com elas mesmas. Diria para elas encararem a realidade e sempre se empenharem, sobretudo, para serem pessoas que correspondem. Que extrapolam. Aquelas pessoas de quem se pode esperar o melhor. Pessoas que superam expectativas.

Comentários