Você trabalha ou apenas tem um emprego? Esta foto é sua?

Você trabalha ou apenas tem um emprego?

Enquanto muitos apenas comemoram que é feriado, vale lembrar o motivo das pernas pro ar: hoje é Dia do Trabalhador. E trabalhar é muito mais do que ter um emprego, sair de casa todos os dias, assinar um contracheque. Trabalhar é se orgulhar do que você faz.

Sou uma workaholic assumida e muito antes dos últimos quatro anos, quando decidi empreender e aí nunca mais soube o que é ter um final de semana sem pensar na minha empresa, já me orgulhava muito do que fazia. Apesar de ter um chefe, de ter um horário de trabalho, ter metas, ter responsabilidades, eu era feliz.

Hoje em dia, me desculpem os acomodados, não existe motivo para infelicidade no emprego. Aqui mesmo, no Entenda os Homens, temos colunistas que se organizaram para viver do que amam fazer do jeito que amam fazer – em casa ou num escritório, tendo renda fixa ou vivendo de freelancers, dependendo do gosto pelos seus escritos para viver. Mas acredito que absolutamente felizes. Sem um emprego e trabalhando. Muito.

Especialmente no trabalho, um dos motivos que frustram a nossa geração é o desejo de crescimento rápido e a falta de entendimento de que, sim, é possível sentir orgulho do seu estágio que paga pouco e do café que você precisa fazer. Porque fazer o melhor café também é digno do elogio e se você não fizer, a equipe não terá.

Ninguém aqui disse que você precisa fazer isso pelo resto da vida. Mas também estamos dizendo que muito dificilmente você vai começar no topo: tomando decisões, com salários que satisfaçam o seu desejo de comprar. Mas é assim por um motivo: é necessário aprender no caminho.

O crescimento no emprego precisa acompanhar o seu crescimento no trabalho. Não adianta querer ser chefe, sem sentir orgulho do que você faz. Não adianta reclamar do emprego se você não faz um trabalho digno da sua capacidade.

Desejo que, neste Dia do Trabalhador, você perceba que seu emprego é bem diferente do seu trabalho. E que pense no seu trabalho como uma das coisas que vai te fazer feliz.

Comentários