Esta foto é sua?

Você vê o lado bom?

Você já tentou, alguma vez na vida, ver o lado bom da coisas? Ou você só diz para os seus amigos verem? Só os motiva a fazerem o que você não faz?

O que é o lado bom para você? Quando as coisas saem do jeito que você gosta? Porque isso não é.

Será que o lado bom para você é quando você não é o único a sofrer? O que é o lado bom? Em tudo tem um lado bom, mas se quiser trocar as palavras pode resumir em: consolo.

A gente vive muita coisa todo dia. E quando essas coisas envolvem pessoas, daí vivemos ainda mais. E quando envolvem sentimentos, ainda mais. E dentro de todas essas coisas que a gente vive estão vários dois lados da vida: quando as coisas dão certo e errado. Só que, mesmo quando dão errado, nós podemos enxergar algo para dar certo. E por mais abstrato que seja, este “dar certo” pode ser o quanto a gente cresce quando as coisas dão errado. É abstrato, não mentiroso. Ninguém vive só de beijo na boca. Pensar duas vezes também dá um prazer imenso.

O problema é que a gente teima em problematizar as coisas. Transformamos dias ruins em vidas inteiras arruinadas. Nós temos a ousadia de julgar a vida como UMA MERDA porque quem a gente quer beijar quem não quer beijar a gente. Não é louco? Se você reduzir os problemas do seu coração, aqueles que envolvem sentimentos, vai perceber o quanto são pequenos e se engradecem por nossa culpa e pela nossa expectativa.

E em todo lugar há lado bom. Se o café veio podre, pelo menos você se deu um café de presente. Eis o lado bom. É claro que tentar exemplificar pode me julgar numa cilada e deslizar ao tentar acertar, mas é muito fácil entender.

Não serei óbvio aqui e dizer que deve ver o lado bom de terminar uma história com alguém, isso é fácil demais de pensar. O que eu quero te provocar é pensar no lado de pegar o ônibus lotado de manhã; o lado bom é você ter como pegar um ônibus numa cidade onde muita gente só consegue pegar o chinelo.

O lado bom do seu emprego que você considera uma bosta é você ter um emprego. E outros milhões de exemplos parecidos. Então, presta atenção, olha para a sua vida e enxergue o lado bom. Sempre terá, sempre existirá, em cada pedacinho do seu dia, muito além de só nos grandes momentos recheados de complicados sentimentos.

A vida já é toda boa por si só, a gente é que a complica demais.

Comentários