7vidas Esta foto é sua?

7 ensinamentos que o filme Sete Vidas nos traz

Sabe aquele filme que te prende do início ao fim? Sete vidas é este filme. Will Smith faz o papel principal, Ben Thomas, um homem que viveu algo trágico no passado e que carrega uma grande culpa consigo. A expressão de Ben durante quase todo o filme é tensa, explicitando o quanto é dolorido viver. Thomas, para suportar esse sofrimento, começa a ajudar pessoas. Mas ele só ajuda quem considera ser de bom coração, quem é do bem.

Esse é um filme lindo! Quem já viu Intocáveis e À Procura da Felicidade, que por sinal tem como protagonista o ator Will Smith, vai gostar desse filme. Mas já adianto, deixe uns lencinhos por perto para as inevitáveis lágrimas.

Se tem uma coisa que filmes e, principalmente, dramas fazem é nos ensinar ou, pelo menos, passar certas coisas que podemos levar para a vida. Pensando nisso, listei sete ensinamentos que podemos aprender com o filme Sete Vidas.

1 – Seja generoso, escute as pessoas

Você tem muito o que falar, tem histórias a contar, experiências a compartilhar, mas te pergunto: alguma vez já parou para somente ouvir alguém?

Às vezes, o que mais as pessoas querem é serem ouvidas. Numa conversa tente escutar mais do que falar, tente ser generoso com o outro e o escute. Além de ajudar outra pessoa estará tendo sua perspectiva de vida aumentada.

2 – Não importa o que vai acontecer, ame!

ame

As pessoas, de certa fora, tem medo de amar as outras. Isso acontece por vários motivos, mas não deixe de gostar de alguém por medo dela sumir amanhã da sua vida ou porque um dia o amor pode acabar. Amar é um sentimento tão puro, tão belo que é uma pena deixar de amar.

3 – Ajude as pessoas

large

As pessoas não são autossuficientes, por mais que elas queiram ser. Se você puder de alguma forma ajudá-las, faça-o. Utilize o que tem disponível para ajudar, seja levando a sacola do outro porque está pesada ou ajudar alguém a atravessar a rua ou mesmo sorrindo para quem passa por você na rua. Simples atos deixam as pessoas mais felizes do que você possa imaginar.

4 – Recomeçar é possível

Um dos grandes desafios existentes nessa vida é saber recomeçar. Mas depois que você o aprende tudo fica mais fácil.

Sim, no começo não é fácil saber como recomeçar, mas com o tempo tudo vai ficando mais simples. A questão é você estar aberta a mudanças de planos, a improvisar, a levar a vida de forma mais leve.

5 – Converse com alguém

converse

Se você tem um problema e não consegue resolvê-lo convide um amigo para te ouvir. Sério! Isso é muito importante e entra no mesmo viés do primeiro item da lista. Às vezes, o que mais precisamos é de alguém que nos escute e não nos julgue, apenas escute. Mas tenha bom senso de ouvir o outro também quando ele precisar.

6 – Superar perdas

Nada é para sempre, nem a dor de uma perda. E quando ela parecer ser procure resolver isso em seu coração. Sei que é difícil quando alguém vai embora da sua vida, mas saiba que enquanto essa pessoa estava em sua vida vocês viveram bem. Sempre digo que “foi bom enquanto durou”, nada é para sempre. Superar perdas é outra coisa muito importante a se aprender a fazer, sabendo como passar por isso e como recomeçar a vida tudo se torna muito simples.

7 – Não se culpe

tumblr_n4szqs8t6f1s1mrueo1_500

No filme tudo aconteceu em razão da culpa que Ben sentia, mas ele não era culpado. Ninguém precisa ser culpado. Temos mania de querer culpar alguém ou algo por alguma coisa que acontece de ruim, isso não é saudável. Ao buscar colocar a culpa em alguém perdemos tempo, que poderia ser aproveitado para solucionar ou superar o fato que aconteceu. Isso não quer dizer que ninguém é responsável pelo que faz, mas a culpa é um fardo muito grande para se pôr em alguém.

 E de vocês, que já assistiu o filme? E o que acharam?

Comentários