Esta foto é sua?

Anatomia de um coração ansioso

A cabeça de um ansioso crônico é uma bomba relógio sempre com um número “1” piscando. Sempre falta um segundo para explodir. Ok, foi dramático, mas é um bom exemplo de como tudo é imediato e para ontem na nossa cabeça, de como coisas como “relaxa”, “calma” e “vamos ver como fica” não existem no nosso mundo. Sabe aquela ansiedade que você sente antes de uma prova para a qual você não estudou? Aquela ansiedade que você sente quando passa o cartão e acha que não tem saldo? Então, nós sentimos isso vinte e quatro horas por dia. E, como não podia deixar de ser, não é diferente quando um ansioso se apaixona ou se interessa por alguém. Toda essa ansiedade passa a ter um foco diferente, agora.

O primeiro susto é a abordagem. Um ansioso não sai com você três vezes, para depois começar a deixar você entender que ele quer algo. Ele vai te chamar para sair e em dez minutos de conversa ele já vai deixar claro suas intenções e periga vocês saírem de lá com mais três encontros marcados. Isso porque na cabeça dele já têm uns vinte encontros esquematizados. O ansioso está sempre à frente. Enquanto você pensa se algo poderia dar errado, ele já pensa em como seria namorar você. Enquanto você pensa em como seria namorar com ele, ele já pensa nas mudanças que ele teria que fazer no apartamento para quando você for morar com ele. Enquanto você pensa em pedir pizza de calabresa ou quatro queijos, ele pensa em te beijar. Enquanto você decide entre chopp ou cerveja, ele pensa em te beijar. Enquanto você pensa se tira ou bota o casaco, ele pensa em te beijar. Enquanto você, calma, pensa se vai beijá-lo, ele já pensou nisso algumas milhares de vezes durante o jantar.

Homens ansiosos passam a impressão de serem chatos ou apaixonados demais, quando na verdade pode ser só ansiedade. Se um ansioso está interessado em você e ele fala disso muitas vezes por dia, não pense que ele já quer casar com você e ter três filhos só pra poder se fantasiar de Tio Patinhas e seus três sobrinhos na festa à fantasia da família. Na verdade ele só está transbordando de ansiedade. Uma ex-namorada costumava falar que se ela soubesse o quanto eu seria menos ansioso depois de começarmos a namorar, ela teria me namorado no primeiro beijo. A ansiedade, tecnicamente falando, faz o ansioso não conseguir parar de pensar em um evento futuro que lhe cause alguma preocupação. Acreditem, não é por mal. Foge ao controle. Isso, você, no caso, não sai da cabeça ansiosa dele, por mais que ele se ocupe. Tente entender que ele não quer casar com você na Disney na segunda-feira. Que ele não acha que você é a mulher da vida dele só porque vocês acabaram de se esbarrar na fila do banco. É a ansiedade falando mais alto. Mas, se por garantia vocês forem juntos à Disney e ele se ajoelhar de repente na sua frente, se jogue no chão e finja um infarto.

Comentários