Esta foto é sua?

Não vou me perder para agradar dois ou três

Acho que depois de muito tempo, entendi o que todo mundo quer dizer quando fala sobre “egoísmo”. Na verdade, todas as frases, textos e citações resumem-se a: “Foca no que você é e esquece o que pensam sobre ti. Os outros sempre passam”.

Pior – passam mesmo. E as pessoas vão indo, sabe? Se afastando, seguindo. E eu vou no mesmo embalo. Talvez esses desencontros façam parte dos livramentos que a vida nos dá. Daquela necessidade de renovação. De mudar.

Nunca te contei, amigo, mas já fui do tipo de gente que coloca em jogo a própria verdade só porque alguém disse que ela era uma farsa. Que entra em parafuso só porque alguém com um nariz em pé ou um ego enorme demais para me permitir ficar no mesmo espaço queria dois assentos no ônibus. E eu, ah… É como já disse antes: preferia ficar de pé a impor minha presença.

Já cheguei até a acreditar nas definições que as pessoas davam sobre mim. Como seu eu viesse acompanhado dum rótulo, entende? Com a composição, as reações adversas, para que eu sirvo. Só agora entendi que quem quer me pesar, descrever, não merece me ter. Nem como conhecido. Amigo. Colega. Primo de terceiro grau.

A gente sempre se perde quando tenta, insistentemente, se encontrar. E buscamos diariamente sentido para tudo. Para o amor, para as escolhas profissionais, para as decisões emocionais. Respostas para todas as perguntas. Explicações para todos os gostos. Não mais.

De uma vez por todas, hoje fiz o que essa gente animada toda faz: liguei o foda-se. E imagino isso como uma camisa de força. Ao invés de me tacharem de louco e me reprimirem, amarrei todos os meus medos, os inimigos, os adversários e os que obstruíam o meu caminho e estou indo.

Decidi não me perder de mim mesmo para agradar dois ou três. Com toda certeza, pelo menos, uns quatro não vão querer me ver nem pintado de ouro, mas é sempre melhor assim. Ao meu lado só quero essa gente animada, essa gente feliz que, assim como eu, liga o – foda-se. Minha felicidade pede passagem. E que Deus continue me livrando, guardando e protegendo de todos os males – amém!

Comentários