Esta foto é sua?

O que busca uma mulher quando quer entender os homens?

Estava conversando com o querido Fred Elboni sobre minha impressão do que leva uma mulher digitar no Google “entenda os homens”, a resposta lógica seria que ela quer entender os homens. Só que não, não só isso.

Quando uma mulher quer entender os homens no fundo ela quer entender algo de si mesma, mesmo que não o saiba.

A mulher que pretende entender algo da mente masculina provavelmente se vê paralisada em algum impasse que envolva um cara que namora, é casada, está de rolo, com quem trabalha ou simplesmente está na fantasia dela. No fundo ela quer descobrir o que precisa ativar em si mesma para despertar esse homem em sua direção.

Ela provavelmente está insegura de seu papel no mundo, talvez enfrente conflitos com sua feminilidade, beleza, segurança profissional e com alguma certeza encontra pouco apoio entre as amigas e na família. Não que esteja isolada do mundo, mas já não quer ouvir o que todo mundo diz ou reforça uma visão limitada da vida e dos relacionamentos.

A mulher que tenta entender os homens quer decifrar a si mesma e desvendar mistérios de sua própria psique. E confesso, não é nada simples ser mulher.

Homens são guiados por meia dúzia de elementos que se decodificados ajudam a conduzir certos impasses com relativa facilidade. Mulheres são enigmas deliciosamente encerrados numa aura de mistério, ternura, sorriso e vivacidade. Cada minuto de suas vidas é uma possibilidade de mudanças inesperadamente intensas. Se uma mulher é levada a perceber que quer mais do mundo e identificar como pode progredir ela agarra a chance como uma criança se aconchega na mãe.

Mulheres, mesmo as que estão carentes de brilho pessoal, tem um senso mais refinado sobre a existência humana e anseiam sonhos que ninguém pode negar sem que tentem alcançar. Talvez por isso as mulheres se debatam com mais frequência, se percam e se reencontrem mais vezes, porque arriscam, tentam e sapecam possibilidades em busca de si mesmas.

Ainda que o “Entenda os homens” pareça falar de homens no fundo fala de mulheres sem que elas percebam o quanto apreciamos essa maneira leve, disponível e afiada de se render ao milagre da vida.

Comentários