p-isa-namr-distancia Esta foto é sua?

Relacionamento à distância dá certo?

Muita gente me pergunta se relacionamento à distância dá certo. Antes de responder, fico pensando: “Por que não daria? ” Mas aí respondo o de sempre: “Se as duas pessoas quiserem muito, dá. ”

Quando existe amor ocupando dois corações, não há distância que separe. Pode ser outra cidade, Estado ou até país. Tá bom, vai, vou ver sincera e dizer que o amor sozinho não dá conta de tudo não, mas isso não vale só para os distantes. Vale para aqueles que estão lado a lado também.

Se não houver respeito, cumplicidade, lealdade, companheirismo, o amor sozinho não sustenta. Nem a proximidade e nem a distância. É preciso aprender a estar perto ainda que distante e estar longe ainda que perto. Saber respeitar o espaço do outro é essencial para que o amor se desenvolva, e, por isso, um relacionamento à distância ensina muito.

Principalmente nos dias de hoje, vive-se constantemente em contato com a vida do outro através de mensagens, ligações, vídeos, redes sociais e amigos em comuns, mas quando a distância entra no meio disso tudo ou você confia no outro ou se dá mal. Você não vai saber aonde o outro está o tempo todo, os novos amigos você vai conhecer só mais tarde e as redes sociais podem virar um inferno se você não souber lidar com a segurança e confiança. Em si mesma e na relação.

Mas vamos falar a verdade? Nem em um relacionamento perto você tem que saber de tudo isso ou conhecer todas as pessoas e, por isso, mais uma vez, o relacionamento à distância se mostra um ótimo professor. Você tinha uma vida antes de conhecer o outro e vice-versa. A ideia de um relacionamento não é a de que vocês anulem o passado ou discutam todas as histórias já vividas e conheçam absolutamente tudo um do outro de forma instantânea. Não. A ideia é a de que construam uma nova vida onde um faz parte da vida do outro. Parte. Não um todo. Saber disso faz muita diferença.

É necessário ter muita disposição para enfrentar a saudade, o tempo sem se ver, as horas de viagens. É preciso muita paciência para lidar com fatores pequenos que são aumentados pelos quilômetros de distância.

Só que pode acreditar no que eu digo: quando duas pessoas querem muito, dá certo sim. Não é fácil, nem sempre é bonito, mas distância não impede relacionamento, apenas dificulta algumas partes que você vai aprender a lidar e levar de aprendizado para qualquer outro tipo de relacionamento.

Acredito que todo casal deveria passar por uma fase distante e outra dividindo o mesmo espaço. Saber lidar com a distância e ainda assim manter um amor é impressionante. Saber lidar com o mesmo espaço e ainda assim manter um amor é impressionante. Resumindo, saber lidar com o outro e manter um amor é impressionante.

Comentários