Esta foto é sua?

Três filmes no Netflix que podem melhorar seu autoconhecimento

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o Universo e os deuses, porque se o que procura não acharás primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”. – Frase inscrita no Templo de Delfos, na Grécia.

“Conhece-te a ti mesmo” é a máxima de Sócrates e o que tantos buscam durante a vida toda, porque conhecer a si mesmo é uma jornada longa que requer paciência, dedicação, humildade, resiliência, dentre tantas outras características.

Trouxe dois filmes e um documentário que estão disponíveis no Netflix que podem ajudar nessa questão do autoconhecimento. Às vezes, basta uma frase, um exemplo ou um olhar para que a gente aprenda um pouco mais do que existe em nós.

1 – Humano: Uma viagem pela vida

Esse é o documentário. Através de questões simples como felicidade, amizade, amor, respeito, fé, infância, medo, diversas pessoas ao redor do mundo são entrevistadas acerca deles. As respostas, muitas vezes, emocionam, surpreendem.

Acredito que assistir a esse documentário, vai ajudá-lo a encontrar beleza nas coisas simples. Encontrar não, enxergar. Além de “abrir a cabeça” para diversos temas.

2 – Awake: A vida de Yogananda

É um filme/documentário, que pode parecer estranho à primeira vista, mas os ensinamentos contidos nele valem a pena. Yogananda foi o responsável por trazer a Yoga para o Ocidente e o filme/documentário mostra como foi a sua infância e juventude até vir, relutante, para o Ocidente.

O poder da palavra, da concentração, do equilíbrio, são assuntos abordados pelo filme. Para quem se interessar, há também o livro: A autobiografia de Yogananda, a qual contém muito mais detalhes.

3 – Sete anos no Tibet

Esse filme é incrível. É longo, mas nem se percebe porque ele consegue nos envolver na história (bom, claro que nem todo mundo vai gostar e se envolver, né? Existem exceções).

Com o Brad Pitt no papel principal e baseado em fatos reais, o filme mostra a jornada de dois amigos (são os principais) que saíram da Áustria para escalar o pico do Himalaia, mas acabam se tornando presos na Índia e fugindo para a cidade proibida de Lhasa, no Tibet.

Lá, Heinrich (Brad Pitt), acaba se tornando amigo de Dalai Lama e encontra respostas, sem querer, para várias perguntas.

Espero que gostem das dicas e se assistirem ou já tiverem assistido, contem aqui pra mim o que acharam!

Comentários