Existe amizade entre homem e mulher?

“Pra mim éramos só amigos e agora ele quer ficar comigo, que isso?”

Amizade é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Legal e daí?

E daí que no fundo, bem no fundo eu até acredito que possa existir essa tal “amizade”, mas com certeza tem que haver uma coisa entre os dois: Antipatia física.

Entenda também que normalmente uma das partes está interessada em algo além da simples e pura amizade. Não existe amizade homem-mulher que ficam se ligando todos os dias, que mandam mensagens, que dizem estar com saudades e se existir é só de um dos lados.

Na maioria das vezes essa relação existe dada a um certo interesse e dentro disso são duas as possibilidades. Primeiramente vamos tentando criar um vínculo de amizade, pois temos um interesse direto em você e o jeito mais prático de se fazer isso é pegando intimidade, confiança e aos poucos demonstrando nossas qualidades. Já a segunda opção é visando às amigas, você fica amigo de uma menina supostamente “feia” e assim ela pode lhe proporcionar um leque de opções e oportunidades com as amigas bonitas.

Homens até podem ser amigos de mulheres, mas não amigos íntimos. Nós não somos suas amigas, não queremos ouvir com quem vocês ficaram e muito menos saber de quem vocês estão afim. Acredito que a amizade até possa existir quando o contato é superficial, mas é praticamente impossível um dos dois não ter interesse quando o caso fica mais próximo, íntimo e diário.

Alguns namoros que começam com muita amizade não passam pela etapa do tesão, conhecimento, descobertas e acabam pegando intimidade rápido demais, as vezes sendo mais amigos do que realmente namorados, mas são casos e casos.

Quando começamos a vida achamos que todos são nossos amigos e que nunca vão nos largar, sinto muito em dizer, mas amigos se contam nos dedos e olhe lá. São raras as pessoas que você realmente pode confiar, e com certeza essa mesma pessoa que você pensou: “Ah, mas ela é bem minha amiga, nunca faria isso” um dia vai te surpreender. Talvez sim, talvez não, mas a vida não é tão maravilhosa assim e confiança hoje em dia é algo que se “compra” às cegas.

Sei também que terá várias pessoas que pensarão: “Mas eu tenho amigos e tenho certeza que são só amigos, ok?” agora só falta saber se essas pessoas sabem diferenciar amizade de coleguismo. Existem casos e casos, e de forma alguma estou aqui para julgá-los, longe de ser uma verdade absoluta essa é a minha versão da história e história cada um faz a sua.

Como dizia um amigo:

“A amizade é acima de tudo, certeza, e é isso que a distingue do amor.”

Comentar sobre Existe amizade entre homem e mulher?

24 comentários abaixo sobre Existe amizade entre homem e mulher?

  • Parabéns. A "antipatia física" é, mesmo, a chave da questão. Mas não se pode generalizar. A compatibilidade psicológica, pode, eventualmente, superar isso.

  • Tahiana disse:

    As mulheres acreditam mais em amizade entre homens e mulheres do que os homens, mas acredito que a troca de informações entre os sexos opostos contribui para que ambos os lados entendam como o outro funciona.

  • @clazanetti disse:

    amizades masculinas são mais sinceras e honestas, mas acho difícil mesmo, uma amizade, sem um dos lados não querer algo mais!! Texto mto interessantes! =*

  • Pipocajj disse:

    é…existem casos e casos…

  • Outro ponto é seu a pessoa tem amizade com um amigo do seu namorado (no meu caso, tenho muita amizade com amigo do ex…)
    Tenho amizade, amizade mesmo! Das grandes!! Ele namora e tudo mais… n tem essa de antipatia física… acho ele bonito, ele tbm me acha… mas ficar é algo que num passa nem em pensamento ;)

    Tenho essa mesma amizade com outras pessoas… enfim… n concordo com o post rs

  • Creio eu, que eu tenha isso… pq ao contrário da maioria das mulheres… não sou do tipo que fica ligando, mandando mil msgs, não fico falando da minha vida a não ser que perguntem… e tbm n cobro que façam o mesmo…

    mas já ouvi várias vezes declarações de "eu gosto geral de ti"… e sou um alguém que procuram quando precisam… do mesmo modo faço…

    n sei mesmo… acho que vc talvez n repare muito nesse quesito amizade homem-mulher

  • Acho que existe amizade quando não existe desejo. Aqui tem um texto sobre eesa pequena condição: http://clubedasmeninas-mulheres.blogspot.com/2010/02/amigos-amigos-desejos-parte.html

  • Willian disse:

    Concordo com a Ingrid Martins, rs!

  • Giovanna disse:

    ooi, primeiro queria dizer que adoro tudo o que você diz, e me baseio bastante nas suas teorias, e queria dizer também, que tenho um melhor amigo, a 5 anos, e nós conversamos sobre tudo, ele me pede conselhos eu peço a ele, agente se vê todo dia, mas nunca existiu malícia, agente se soa brinca, sai junto de vez em quando, mas sem esse negocio de mensagens e telefonemas o dia todo, e eu entendi que essa sua teoria não é uma verdade absoluta, e acredito que eu e meu melhor amigo, somos uma exceção, não estou te criticando nem nada, só queria compartilhar :D

  • Anonymous disse:

    aah e pra não parecer um anonimo mentiroso, ou uma menina super feia e sem amigos, ta aqui meu twitter @sheisgii_vg, sou a Giovanna ali de cima, HSOIAHIOS

  • Diogo disse:

    Texto vazio e sem base e sem referencia . O conceito de amizade masculina é diferente do conceito de amizade feminina. Pode existir mas cada um vai interpretar do modo no qual foram condicionados a interpretar. Pode existir amizade entre homens e mulheres sim. Porem é difícil tem amigos de verdade nos tempos que vivemos.

  • Nossa, concordo demais com o teu texto.
    Realmente não existe amizade entre homem e mulher que não tenha algum tipo de interesse de uma das partes. Homem não vê mulher como amiga, vê como mulher, se pintar um clima o cara vai por pra cima. Claro, existem exceções, mas na maioria das vezes é assim mesmo que acontece.

    E ''São raras as pessoas que você realmente pode confiar, e com certeza essa mesma pessoa que você pensou: “Ah, mas ela é bem minha amiga, nunca faria isso” um dia vai te surpreender.'' Não poderia concordar mais, entendo bem o que tu quis dizer. Pessoas com quem eu convivi durante toda minha vida e que se diziam amigos eternos hoje em dia não posso nem considerar colegas… É vida, pessoas e circustâncias mudam e no fim, o que vale é quem tá lá por ti apesar de qualquer coisa.

  • Anonymous disse:

    Pode ter certeza que seu amigo quer te "comer", sem ofensa, mas ou é isso ou ele é cabeleireiro.
    ass: seu amigo

  • Anonymous disse:

    amizade com amigo do ex? conta outra, quer enganar quem?
    Não tem essa, se duvida, pergunte a ele se não te deseja..faz o teste, leve camisinhas.

  • Patricia disse:

    Gostei muito do texto, pois me identifiquei com cada palavra dele. Acredito sim na amizade verdadeira entre um homem e uma mulher, porém quando não há “desejo” de ambas as partes. Quando, ao menos uma das partes sente isso a amizade, de certa forma, acaba sendo colocada de lado e o desejo fala mais alto. Essa parte vai tentar, de alguma forma, fazer com que a outra desenvolva o mesmo sentimento. E quando isso não acontece (ou acontece apenas por um curto espaço de tempo) fica a sensação de frustração e dor, que faz com que nunca exista ali, naquele meio, uma amizade verdadeira.

  • michelly disse:

    adoreiiii estar site, falo tudo verdade mesmo. olha o mocinho do video e lindoo. bjão

  • Anônimo disse:

    Olha, eu também acho que possa existir sim amizade, porque eu vivo uma historia dessas, eu tenho um amigo, na verdade melhor amigo, nós já ficamos a um tempo atrás, depois de muito tempo que ficamos eu me apaixonei e quando falei isso, ele disse que queria só amizade. Agora somos melhores amigos, ele me liga as vezes, mas nós falamos todo dia na faculdade e pelo face, ele fala que tem saudades de mim e eu também falo… e pra mim agora só existe a amizade!!! e acho que pra ele tambem

  • LOISE disse:

    Simplesmente tu usa as palavras no contexto certo e fica perfeito, parabéns!
    Isso já me aconteceu varias vezes e o texto me ajudou muito a cair na real. Se o seu “amigo” tiver algum interesse físico por você, não adianta, nada vai mudar o sentimento dele. E se continuarmos sendo amiguinhas lindas e meigas dele só irá piorar. É muito chato perder um amigo mas é a realidade.

  • Anna Larissa S. disse:

    Muito interessante esse texto.
    tenho uma amizade masculina,e bem “íntima” mas eu numca pensei em ter algo com ele.Eu acredito que em muitas vezes as mulheres acabam tendo um sentimento além da amizade em relação ao homem.Esse não é o meu caso “eu acho”.

  • Anônimo disse:

    é o que meus amigos dizem: vc é minha amiga, nao meu amigo..

  • Samira disse:

    Parabéns, excelente texto! Adorei a questão da “antipatia física”, acho que esse é realmente o segredo. Eu sempre tive amigos homens, nunca sequer uma amiga, acredito mais na amizade masculina e por isso sempre a preferi. O meu melhor e eu, nos falamos quase todos os dias, somos praticamente irmãos e diferentemente do que você postou, ele super se interessa pelos meus problemas amorosos, me ouve a qualquer hora e é a minha grande base. E pensando melhor, talvez seja essa antipatia física que “causou” essa grande amizade entre nós. Muito interessante.

  • July disse:

    Acho que antipatia física é a chave sim, mas não é regra. Homens que namoram muitas vezes mantem amizades fortes com outras mulheres e inclusive desabafam sobre seus relacionamentos, assim como fazem as mulheres. E isso acontece de uma forma natural, coisa de amigo mesmo. Nenhum dos lados mantém uma segunda intenção.

    Talvez você nunca tenha tido essa experiência. Isso vem um pouco da cultura do machismo, de que o homem tem que se interessar por qualquer mulher bonita. E me desculpe falar, mas vejo muito isso no Rio Grande do Sul. Será que você tem mesmo que se interessar por uma mulher só porque ela é bonita?

    Homens também tem sentimentos, também podem ser sensíveis e gostar de falar cobre seus relacionamentos. Muitas vezes procuram amizades femininas pra isso, porque os amigos não gostam de ficar ouvindo o outro “chorar as pitangas”. auhauehaueh

    Enfim, tente uma amizade assim. Se ajudar, procure por uma menina q vc tenha a “antipatia fisica”. Poderá ver que amizade entre homem e mulher flui bem mais que uma amizade entre o mesmo sexo.

    Abraço

  • Hannah Costa disse:

    ‘antipatia fisica’ ta ai a palavra pra descrever uma amizade entre homem e mulher. eu tenho a minha e posso afirmar, que é ANTIPATIA FISICA, que fez a nossa amizade ir tao longe ;) acredito em amizade de homem e mulher se houver a ANTIPATIA FISICA! ;)

  • Marcelo disse:

    Tenho várias amigas, as bonitas tenho sempre interesse e se vacilar pego mesmo. As feinhas são amizades sinceras :)

    Na dúvida, não acredite em amizades assim, inocente.