Esta foto é sua?

Solteiros X Casados

Já notaram que muitas pessoas quando vão terminar um relacionamento dizem que querem viver sua liberdade? Ou quando entram num relacionamento ou casam usam metáforas como chave de cadeia, ou vão se acorrentar.

Acho bem pobre essa falsa dicotomia que separa a ideia de solteiro/liberdade/diversão X relacionamento/prisão/tédio.

Acho que ela se deve a uma falsa ideia de liberdade e de relacionamento amoroso.

A liberdade é uma condição existencial de autonomia, responsabilidade, capacidade de escolha, fluidez emocional e construção de espaços psicológicos amplos, cheios de possibilidades e abertos a mudanças constantes.

Isso não privilégio de um status de relacionamento. Já vi pessoas solteiras que agem de forma automática, vão no embalo da galera, não assumem o que fazem, se sentem aflitas e apenas reafirmam suas limitações psicológicas ao se autorotularem disso ou aquilo. Veja uma micareta e tente descobrir algum sinal de originalidade são verdadeiros robôs imitando as massas. Não há singularidade, tudo previsível, nenhuma liberdade ali.

Pode-se viver com tédio e aprisionado no meio de uma balada quando se tenta divertir a qualquer custo.

Mas acho também que existem casais que realmente tentam sequestrar esses atributos do parceiro e privam a vida social, tentam eclipsar o desenvolvimento do parceiro para que este seja só seu. Bloqueiam novas descobertas que avancem para além do que podem fazer por si mesmos. Acho isso uma prisão sem fim, mas provavelmente não fazem isso só no relacionamento, mas consigo mesmas, com familiares, colegas de trabalho.

Já a liberdade pode ser cultivada a dois com muita vivacidade sem nenhum impedimento. Experimento em minha vida e na de casais amigos essa possibilidade irrestrita de discutir novos caminhos em que ambos avancem, mesmo que não estejam grudados ou fazendo tudo juntos, mesmo até que sejam com filosofias, religiões e gostos musicais distintos.

A sensação de expansão psicológica pode tomar ares muito altos na vida a dois se essa for uma visão colocada em prática pelas pessoas.

Comentários