6 coisas que definem uma pessoa mimada

Falei semana passada sobre como desenvolver sabedoria unida ao amor para fazer boas escolhas pessoais, agora queria falar sobre aquilo que atravanca essa virtude.

Receber afago é delicioso, eu adoro dar e receber carinho, sem medo de me machucar ou de pedir, afinal não tenho nada a perder. Mas a maioria das pessoas confunde afetuosidade com mimo.

A pessoa mimada raramente se reconhece como tal, de modo geral ela se acha super madura e ponderada nos pedidos que faz em relação aos outros. Quando apontada sobre essa característica começa a esbravejar, bater o pé e até romper amizades. Muito madura.

Admitir-se infantil é muito difícil, principalmente por volta dos 18 aos 30 anos em que as pessoas se pensam super bem resolvidas. O fato é que na maior partes das vezes somos um apanhado de resquícios de nossos pais (o que há de pior neles) misturado com um percurso automático e pouco claro de nossos comportamentos. Crianças de 1,70, saca?

Ser infantil, nada mais é do que agir (em idade cronológica inadequada) de modo reativo, exclusivista, parcial, egocêntrico, pessoalista e imediatista mesmo tendo capacidade cerebral e espaço social e psicológico para agir diferente. Sua vida pessoal e amorosa é impactada diretamente pela sua infantilidade, ainda que não admita esses traços em você. Também preciso realçar que existem graus de infantilidade, você pode preencher crivos parciais deles.

– A reatividade é aquela tendência a responder aos estímulos do meio (pessoas e situações) automaticamente de forma impulsiva, sem avaliação da complexidade das situações. É o que alguns chamam de ansiedade ou ainda de espontaneidade e autenticidade.

– O exclusivismo é o hábito de travar uma luta aberta ou silenciosa por espaço pessoal assumindo que as pessoas e objetos que orbitam ao seu redor são suas posses exclusivas. O que alguns chamam de ciúme ou zelo.

– A parcialidade é a limitação cognitiva de alcançar a maior quantidade de facetas de uma realidade. É considerar uma parte mínima como o todo e ignorar que existem outras dimensões de um mesmo fato que devem ser levantadas antes de um parecer conclusivo. Você provavelmente chama isso de “mas é obvio, não?”. Não, não é.

–  O egocentrismo não é só a mania de de querer tudo só para si, mas também a tentativa sutil de referenciar todos os acontecimentos do mundo em seu próprio ego. É como se todos fossem atores coadjuvantes ou figurantes da trama incrível da sua vida. Sabe quando não consegue imaginar nem de longe o que o outro está pensando ou sentindo quando algo afeta você? Pois é, chame seu descontrole de egocentrismo daqui para a frente.

– Pessoalismo é uma inclinação por achar que o mundo deve ser medido pelas suas predileções, ou seja, se você gosta e aprova (ainda que isso mude sem você perceber) é bom e o que se opõe a isso é ruim, condenável e maléfico.

– O imediatismo é aquela predisposição a achar que todo mundo é lerdo e só você é esperto e de exigir que tudo seja para ontem. Além disso é a incapacidade de considerar que ações tem consequências e que elas se desdobrarão num efeito em cadeia até o ponto de prejudicar alguém.

Espero ter ajudado você a descobrir se é mimado ou não, se é provavelmente está resmungando e dizendo que exagerei ou que não te conheço de verdade (olha lá, se achando o centro do mundo de novo), só peço a gentileza de dar um pouco mais de tempo antes de seguir julgando o texto precipitadamente. Talvez alguns anos.

Comentar sobre 6 coisas que definem uma pessoa mimada

14 comentários abaixo sobre 6 coisas que definem uma pessoa mimada

  • Lucya disse:

    Queria postar uma frase, li este texto e descobri que sou eu á adulta mimada …. o obrigada!!

  • Lenora Moon disse:

    Seu texto foi incrível pra mim. E sim, sou uma pessoa extremante mimada, admito!….Eu era bem pior no passado, principalmente entre meus 20 e 27 anos…Nesses últimos anos da minha vida (tenho 31 agora), tenho só levado peia atrás de peia, perdi muita gente, e sofri dores que nem imagino se aguentaria viver de novo. Mas creio que estou no caminho da melhora, minha espiritualidade tem aberto muitas portas em direção ao meu auto-conhecimento, já fui atrás de terapia e também progredi com minha psicóloga… Esse processo me fez vez que mais de 80% do que eu considerava trauma de infância e abandono (que me fazia agir como agi), na verdade foi mimo e falta de limites (pode ter sido as 2 questões misturadas, mas enfim, meu peril é realmente de pessoa carente e MIMADA kkk)). Comecei a desconfiar que sou mimada desde o ano passado, com algumas meditações, reflexões sobre o passado e livros que leio, mas com seu texto tudo ficou mais claro…Espero ser melhor daqui pra frente e obrigada por cada palavra !!

  • Jaque disse:

    Eu me reconheço assim, e esse defeito tem atrapalhado minha vida pessoal. Estou em busca de conhecimento pra solucionar isso, e achei esse texto muito esclarecedor! Mas e agora? Oq eu devo fazer pra abandonar essa atitude de uma vez por todas? Por favor, escreva outro texto instrutivo! Isso vai me ajudar muito! E obrigada por dedicar seu tempo em falar sobre isso ;)

    • Regilene Guimarães disse:

      Olá!!! Gostaria de saber se a pessoa repondeu ao seu pedido de dizer o como melhorar essa situação.

  • Gabibis disse:

    Estou muito preocupada! Acabei de descobrir que meu primo é muito mimado pois tem todos esses sinais, ele já tentou me matar 5 vezes e fala pra todo mundo que faz o que ele não gosta ou contraria ele que quer matar a pessoa! Faz birra até conseguir algo, e consegue! Por favor preciso saber se mimam ele ou se ele tem uma doença, existe doença de ser mimado? Ele é assim desde 1 ano

  • Gabriella disse:

    Parabéns, adorei!

  • amelia avaa disse:

    Eu nunca soube que poderia obter lançadores de feitiços bons e confiáveis ​​on-line, que podem realmente ajudar pessoas como eu que precisavam de ajuda em um relacionamento. Eu me meparei do meu marido quando ele terminou comigo e voltou para o ex-amante, fiquei tão arrasada e com o coração partido. Eu não era mais eu mesmo, até que um amigo meu me encaminhou para um grande homem chamado Great Baba Ogbogo, que ele poderia ajudar minha situação. No começo, duvidei, e depois o contatei e ele me disse que conseguiria um feitiço de amor preparado para eu trazer meu marido de volta para mim. Depois de fazer o necessário, fiz tudo como ele instruiu e, para minha maior surpresa, recebi um telefonema do meu marido de que ele estava voltando para casa e sentia muito por tudo o que me fez passar. O resultado foi bem-sucedido e hoje estamos vivendo felizes. Dei a ele minha palavra de que compartilharei meu testemunho com o mundo para que outros possam obter ajuda de qualquer tipo dele. Você pode enviá-lo por e-mail através de: greatbabaogbogotemple @ gmail. com ou escreva-o em sua linha do WhatsApp +234902018697. Estou tão feliz, obrigado Great BaBa Ogbogo

  • Anna Clara Barbosa disse:

    eu sou mediana? Não sei, me identifiquei com a introdução… Acho que sou, não sei

  • Moyses disse:

    “Talvez alguns anos”
    Hahahaha, Muito bom!

    Entendi que sou reativo, parcial e egocêntrico, dessa forma compreendi que eu sou mimado, apesar de não concordar com a palavra.

    Eu achava que mimado era quem recebia mimos de todos, e por ter saído de casa cedo e ter construído minha vida sem ajuda de ninguém era impossível ser mimado, logo sempre levei como um insulto e tirei todo o crédito de quem havia me falado isso.

    Da próxima vez que eu sentir vontade de chamar alguém de mimado vou apresentar esses conceitos pra tentar um diálogo menos violento e mais produtivo.

  • Terumi disse:

    Parabéns! Você escreveu muito bem, continue assim. Aprendi bastante sobre mim mesma. Obrigada. Que Deus te abençoe

  • Lara disse:

    Eu sou uma criança mimada e eu já sabia disso antes de entrar aqui . ._.
    Ah mais porque você não muda ? Eu realmente não sei nem de onde começar .

  • Diego disse:

    M E U D E U S!
    Tenho 26 anos de idade, sempre que escutava algo do tipo eu automaticamente recusava. Mas terminei um namoro recentemente e foi culpa minha, após isso passei a lutar pelo autoconhecimento até chegar nesse texto e simplesmente me descreveu. Meu Deus! Como o negacionismo e falta de autoconhecimento faz mal pra gente.

  • Samantha Gray disse:

    Bom dia sou Samantha Gray:
    Você precisa de ajuda para trazer seu ex namorado ou namorada de volta, ajuda para que seu marido ou esposa te ame sozinho? Entre em contato com o Dr. Ogundele. Este homem é um lançador de feitiços honesto que trouxe meu marido de volta para mim em 24 horas. Meu marido estava traindo outra mulher e sua atitude mudou, mas o Dr. Ogundele o trouxe de volta para mim. Contate-o no WhatsApp, Telegram ou Viber Chat: +27638836445. Ele trouxe meu marido de volta como prometeu e seus poderes são inofensivos.

  • Rosineide Cecília de Oliveira disse:

    Eu amei.