7 curtas da Pixar para se encantar pelo mundo das emoções

Ir ao cinema é uma das minhas coisas favoritas na vida. Comprar o ingresso, pegar a pipoca, encher ela com muita, mas muita, manteiga são sinônimos de felicidade e isso é triplicado quando se trata de filmes da Pixar.

Afinal, ela é responsável por uma lista invejável de filmes que não são apenas simples animações: eles dão vida à objetos e seres e emocionam todas as gerações. E isso também é visto em seus curtas que conseguem nos presentear com um mundo de emoções, mesmo sem apelo de nenhuma palavra.

Então pega a pipoca e confere essa lista que separei com muito carinho.

pixar-gif

Não minto em dizer que reassisti todos eles com um sorriso de orelha a orelha e tenho certeza que vocês também ficarão:

 1 – Knick Nack

Vamos começar com um dos mais antigos curtas da Pixar, o Knick Knack, que nos traz um boneco de globo de neve tentando de todas as formas sair de lá para viver a vida alegre que os bonequinhos praianos representam. Quem nunca?

Hoje em dia pode até parecer que é fraquinho em relação a parte estética, mas gente, isso foi feito em 1989. Incrível né? E esse final? Assistam!

https://www.youtube.com/watch?v=RSD_zp8yZFo

2 – O Jogo de Geri

Se tem um curta que lembra minha infância, com certeza é este. Eu tinha a fita (sim, fita) do filme Vida de Inseto e assistir ao jogo desse velhinho fofo era uma das melhores coisas.   Eu não sei se é a trilha sonora, se é a doçura do protagonista ou se são os cortes rápidos que nos fazem acreditar que realmente está acontecendo um jogo super disputado ali e até esquecer por instantes que é a mesma pessoa. Vale a pena ver e rever sempre, um clássico.

https://www.youtube.com/watch?v=zWV3XVhaQsc

3 – Coisas de Pássaro

Coisas de Pássaros veio junto com Monstros S.A. (um dos meus filmes preferidos da vida) e um bom filme tinha que trazer um curta a altura. Ele nos apresenta de uma forma leve e engraçada a lição de que não devemos zombar de quem é diferente, pois no fim, quem pode acabar mal é você. E o final é o melhor de todos, haha.

https://www.youtube.com/watch?v=tjUDblaW-Vc

4 – Quase Abduzido

Esse é daqueles para esquecer do mundo e rir um pouquinho. E até me identifico com ele. Sinto tão eu tentando apertar os botões sem ter lido o manual. Ainda bem que ainda não estou precisando abduzir ninguém, não é mesmo?

https://www.youtube.com/watch?v=pY1_HrhwaXU

5 – Dia e Noite

Esse curta é um dos filmes mais divertidos e inteligentes que conheço. Personificar o dia a e a noite com desenhos 2D e trazer os seus elementos em 3D é uma sacada incrível. No começo tem aquela disputa leve, afinal, quem não tem seus momentos bons e ruins tanto de dia quanto de noite, não é mesmo? Depois vemos que podemos encontrar coisas boas nos dois lados e podemos nos divertir e aproveitar ambos!

6 – La Luna

Entrando na onda dos curtas fofinhos, temos o “La Luna”. Esse é daqueles que faz a gente parar de pensar um pouco e viajar distante na simbologia que nos proporciona. O começo do curta remete a uma tradição de família, como se fossem apenas pescar, mas no meio somos surpreendidos junto com o protagonista com essa linda história que também faz sorrir e emociona.

 7- O Guarda-Chuva azul

Olha, se me pedissem para indicar apenas um, eu diria esse, Blue Umbrella.

Neste curta temos uma cidade cinza, chuvosa e triste. Entre tantos guarda-chuvas sem vida somos apresentados a um azul, que esbanja simpatia e alegria, e no meio disso encontra o também colorido, e claro, feminino, guarda-chuva vermelho.

Longe de ser uma história inovadora, esse curta ganha pela delicadeza e graça em cada detalhe. É aquela velha narrativa de quando você encontra aquele alguém especial no meio de tantos alguéns, mas contado de forma única com esses ‘umbrellas’. Além disso, o gráfico e trilha sonora são impecáveis, tem momentos que até parece que estamos vendo uma filmagem em live action.

https://vimeo.com/131090328

Eu poderia continuar essa lista até não acabar mais, mas quem em uma próxima. E ai, qual o preferido de vocês?

umbrellla02

Comentar sobre 7 curtas da Pixar para se encantar pelo mundo das emoções