
8 cenários de filme que deveriam estar no roteiro de todo viajante que ama cinema
1 – Maya Bay – Tailândia
Filme: “A praia”
Em Koh Phi Phi vocĂŞ encontra o cenário paradisĂaco do filme “A praia” protagonizado por Leonardo DiCaprio. Claro que o lugar nĂŁo possui o exclusivismo do filme, ao contrário, Ă© extremamente turĂstico, e lotado. Dentro do script local acontecem festas noturnas, cheias de cĂrculos de fogo e celebrações etĂlicas. Embora o sudeste asiático seja conhecido pelos preços ridĂculos, nesse pico, o preço tem mais pitadas de sĂłdio que o comum.
2 – Lake Tahoe – Califórnia
Filme: “Cidade dos anjos”
A Califórnia costuma servir de cenário para boa parte das produções norte-americanas. O Lake Tahoe embalou a história espiritualista entre Maggie e o anjo Seth em “Cidade dos anjos”. No inverno, o local é muito visitado para a prática de esqui na estação Heavenly. O lago congela e rende clicks inacreditáveis. Essa região é considerada a Bariloche da Califórnia. No Sul acontece o fervo, já ao Norte a calmaria atrai os que curtem ficar suave na nave. Quando estiver por lá, não se esqueça de colocar “Iris” do Goo goo Dols no Ipod, olhando a paisagem incrementada por pinheiros. “You’re the closest to heaven that I’ll ever be.”
3 – Montmartre – Paris
Filme: “O fabuloso destino de Amelie Poulain”
Se vocĂŞ nunca ouviu falar desse bairro, nĂŁo vacile, primeiro assista ao filme e depois inclua no seu roteiro um dia delicioso por ele. NĂŁo sei dizer qual a mágica que reside ali, mas ela existe, Ă© um sonho que começa na estação Blanche do metrĂ´ e posteriormente por uma subida via funicular. O roteiro “Amelie” inclui lojas fofas, criativas, os moradores do bairro sĂŁo caricatos, possuem um frescor no olhar e parecem saĂdos de alguma obra pitoresca de ficção. E, claro vocĂŞ pode pedir o Creme BrulĂŞ no cafĂ© onde a personagem trabalhava, o “De Deux Moulins”, que Ă© um hub turĂstico do bairro e atrai diariamente um exĂ©rcito de fĂŁs poulanescos. É possĂvel tambĂ©m conhecer a igrejinha do casamento, a simpática SacrĂ©-Coeur.
4 – Oahu – HavaĂ
Filme: Jurassic park
Visitar o HavaĂ vai muito, mas muito alĂ©m das ondas exuberantes de North shore ou o ula-ula insular. AlĂ©m do seriado “Lost” e “Como se fosse a primeira vez”, alguns filmes foram rodados na ilha mais movimentada do estado norte-americano. “Jurassic Park” de Steven Spielberg possui convĂŞnio vitalĂcio com o HavaĂ. Na ilha, sĂŁo vendidos alguns tours de carro pelos cenários de diversos blockbusters do mundo pipoca. Eu estive no campo em que acontece a cena do primeiro filme em que o T-Rex corre faminto atrás de um grupo de Gallimimus. Ali, existe atĂ© uma plaquinha com o sĂmbolo do filme demarcando o exato local em que as duas crianças e o Dr Alan Grant se escondem do perigo.
5 – Parc Guell – Barcelona
Filme: Vicky Cristina Barcelona
Woody Allen vira e mexe faz filmes postais. Roda suas obras em cidades turĂsticas promovendo uma divulgação informal em troca de cenários. Em “Vicky”, acompanhamos duas amigas em fĂ©rias: Vicky Ă© mais centrada, sensata e pĂ© no chĂŁo, já Cristina Ă© mais passional, de gĂŞnio ariano, obstinada pelos prĂłprios desejos. Ambas se interessam por Juan AntĂłnio, que tem uma separação mal resolvida com a sua ex. Barcelona acaba servindo de cenário para as reviravoltas ardidas e cĂ´micas desse quadrado do amor. O plano de fundo parece enfeitado pelos ladrilhos decorativos de Gaudi, como na cena que acontece no Parc Guell. Talvez o parque mais lindo que já fui na vida – feito para uma tarde de romance, com beijos demorados e promessas cheirosas.
6 – Shibuya e Shinjuku – Toquio
Filme: Encontros e desencontros
Tóquio parece uma cidade que se oxigena através da multidão, misturada às suas luzes tecnológicas e a sua jardinagem cuidadosa. Em “Encontros e desencontros” há um claro encontro de gerações com uma intersecção em comum: a solidão. Se você quiser provar da melancolia vivida pelos personagens, pode, por exemplo, se hospedar num dos quartos do Hotel Park Hyatt localizado no bairro comercial de Shinjuku, onde fica a estação de trem mais muvucada do planeta – que também foi usada no filme “Sempre ao seu lado”. Já o bairro de Shinjuku abriga os karaokês e as noitadas bohemias de Charlotte e Bob, os protagonistas da obra de Sofia Copolla.
7 – Forks – Washington
Filme: CrepĂşsculo
A saga vampiresca teen foi gravada em uma pequena cidade do estado de Washington que conta com pouco mais de 3 mil habitantes. Em Forks, vocĂŞ encontra diversos cenários como a casa de Bella ou a escola onde todos estudam. O clima invernal combina com a palidez dos personagens, a cidade Ă© chuvosa e hoje em dia vive cheia de turistas atraĂdos pelo filme. As cenas em que Bella e Edward voam por cima de cordilheiras e florestas acontecem na Floresta Hoh Rain. A praia que serve de locação para diversos encontros, ainda conserva o tronco branco onde aconteciam alguns diálogos entre Bella e Jacob, e chama-se La Push.
8 – Wellington – Nova Zelândia (North island)
Filme: Avatar
NĂŁo Ă© novidade que a Nova Zelândia Ă© um doas destinos prediletos para filmes aventurescos. As crĂ´nicas de Nárnia, Senhor dos AnĂ©is e tambĂ©m Avatar usaram a magia e a paisagem inacreditáveis do territĂłrio Kiwi como cenário. Foi divulgado recentemente que a cidade de Wellington continua servindo de espaço fĂsico para os habitantes do planeta Pandora nos dois filmes que completam a trilogia de James Cameron. Wellington Ă© a capital da Nova Zelândia, fica ao sul da Ilha Norte e representa um importante polo cinematográfico no paĂs. A cidade possui grandes ventanias (originadas do estreito de cook) e instabilidade tectĂ´nica, obrigando a população a morar nas colinas.
Comentar sobre 8 cenários de filme que deveriam estar no roteiro de todo viajante que ama cinema