Esta foto é sua?

Não é só de alegria que vivemos

Desde pequenos somos ensinados a não chorar, sermos fortes, não demonstrar nossas fraquezas e nem nossos sentimentos. Quer ver quando o sentimento é a tristeza, ninguém pode ficar triste!?

As pessoas dizem que não podemos ficar tristes. Devemos sempre estar com um sorriso no rosto ou, no máximo, ficarmos sérios. A tristeza é vista com maus olhos, como se fosse uma doença, como se isso fosse o fim de sua vida. As pessoas estão tão tristes por dentro que não aceitam a tristeza estampada no nosso rosto. É como se elas fossem lembradas que elas também são tristes e isso gera um enorme desconforto fazendo-as te animar para que não fique triste também.

Claro que, quando se está sempre triste, quando tudo se torna cansativo de fazer, quando você se sente inútil por não conseguir sair desse ciclo que é se esforçar a se levantar da cama e quando se levanta quer voltar para ela, isso não é estar triste. Isso se chama depressão e precisa buscar ajuda médica. Mas aqui, falamos apenas de tristeza, aquela que vem em um dia e logo depois estamos bem. Aquela que vem quando soubemos de algo que nos abala e nos deixa triste ou quando nos vem alguma lembrança ruim.

Tristeza é um sentimento como é a alegria, e por isso deve ser respeitado. Devemos viver a tristeza como vivemos a alegria. Afinal, não é só de dias alegres que passamos. O que temos que aprender é como viver a tristeza, afinal, quando estamos alegres sabemos muito bem o que fazer: saímos com os amigos, vamos a alguma balada, fazemos alguma trilha, comemoramos a vida. Porém quando estamos tristes o que devemos fazer?

Quando estamos tristes é o momento de nos descobrirmos, de ficar introspectivos. Nessa fase devemos analisar como a tristeza afeta nosso corpo e mente. Devemos procurar entender porque estamos assim, o que trouxe esse sentimento. Se descobrirmos o motivo, devemos tentar entendê-lo e resolvê-lo. Mas primeiramente, devemos aceitar que estamos tristes. Ah, e se não der de resolver o problema, procure aceitá-lo, mas de verdade. Isso melhora muito nossa paz de espírito em relação ao problema. O que não quer dizer que tendo paz de espírito você estará livre da tristeza. Mas digo, é melhor estar em paz e triste do que não estar em paz.

E chore, permita-se chorar. Isso, realmente, limpa a alma. E aceite aquele abraço de quem se importa contigo ou até mesmo do desconhecido que está ao seu lado. Não há nada melhor em saber que podemos contar com alguém nesses momentos. Abraços tem o poder de curar!

Mas é isso, estar triste ou alegre são fases. Uma hora está em uma fase e outra hora noutra. O que importa é compreender como você reage nas duas e aceitar-se nas duas. Alguns entendimentos só veem quando estamos tristes.

Comentários