3 motivos para viajar sozinho <3
Sempre que alguém fala que vai viajar sozinho, rola a pergunta: “não arrumou companhia?”, ou então: “não é perigoso?”.
Viajar sozinho é arrumar a própria companhia e perigosa é a vida, gente. Temos que ter cuidado com o que fazemos, inclusive quando viajamos sozinhos, mas não dá para deixar de viver por medo, não é?
E eu garanto… Viajar sozinho é maravilhoso. Por isso, hoje eu trouxe três motivos para você tomar coragem e ir para onde quiser.
1 – Independência
Esse é um ganho tão importante quando se viaja sozinho. A gente aprende a lidar com as mais diversas situações, boas e ruins, sozinhos. Aprendemos que somos capazes de resolver nossos problemas e a curtir os momentos bons sem a dependência de ter alguém do lado. Desde a organização da viagem, saber com o que gastar e quanto, onde ir, o que fazer, tudo.
Saímos da nossa zona de conforto e percebemos que fora dela pode ser bem melhor, desde que aceitemos aprender com o caminho que ela abre.
2 – Liberdade
Dormir a hora que quiser, acordar a hora que quiser, visitar um lugar mais de uma vez, estender a estadia em uma cidade, encurtar em outra, enfim…
A gente aprende a ter liberdade de escolha e a escolher bem. Mais do que isso: aprendemos a respeitar a liberdade do outro e a conhecer o limite da nossa.
Imagina: Você acorda cedo, vai para a praia, senta na areia, vê o sol nascer, aprecia a sua própria companhia, o seu silêncio e depois vai fazer o que quiser.
Ou então: chega no restaurante, pede um vinho, observa as pessoas, coloca uma música para ouvir, depois pede algo para comer, aproveita, ainda pede sobremesa e sai de lá feliz para encontrar os amigos que fez na viagem, que é o tema do próximo tópico.
3 – Amigos
A gente viaja sozinho, mas não fica sozinho (ao menos que se queira). O que não vai faltar é gente para virar amigo e abrir uma porta em algum canto do mundo para a gente. Sério.
A maioria dos que viajam sozinhos ficam em hostels e esse é um ótimo local para se construir amizades. Pessoas com histórias e culturas diferentes da sua, que tem muito para ensinar e compartilhar. Pessoas animadas para curtir a viagem que podem topar sair em turma e divertir, mas que também vão respeitar se você quiser curtir o seu tempo sozinho.
Claro que viajar acompanhado é bom e faz parte. Mas se você tem vontade de fazer uma viagem sozinho e tem medo, eu digo: Não tenha.
As lições que se aprendem, a bagagem que se ganha e o quanto se muda (por dentro e pra melhor) faz valer a pena.
Não dependa de ninguém para fazer algo na vida. Conte sempre com você porque você é e sempre vai ser a sua melhor companhia.
<3
Às vezes eu queria não ter nascido pra não ser esquecido pelas pessoas q amo