40 deliciosas comprovações de que a felicidade engorda
Todos nós trazemos diversos repertórios e gostos que podem ou não ser condizentes com nossa idade. A idade cronológica serve cada vez mais apenas para atestar fatores de ordem biológica e suas respectivas marcas em nosso desenvolvimento. A parte disso, no mundo da alimentação, nós carregamos gostos bem específicos. Dentro dessa lógica, existem adultos, que mesmo crescidos, não conseguem gostar de azeitona, aliche, panetone, café, pimenta, chocolate amargo, uva-passa, uísque, couve ou até de cerveja.
Eu sei que serei taxado de mau – exemplo, mas tudo bem, eu gosto de comer besteira, gosto mesmo, e sou desses que acham que faz muito mal achar que tudo faz mal. Engordar feliz é uma arte que exige dedicação, hedonismo, disposição pra chegar até a cozinha e de preferência culpa nenhuma. Culpa é muito calórica. Essa lista é bem pessoal, e como o autor não come “nada que nada”, e também num é o maior fã de carne vermelha, esses itens, assim como bebidas, ficaram de fora da lista. Não estranhe a quantidade de guloseimas com queijo ou batata ou os dois. Quem vos fala é um eterno viciado em carboidratos e do tipo que pede pizza metade queijo e a outra metade também. Fazendo esse exame de paladar percebi que minha idade alimentar ficou estacionada nos 15 anos de idade. E dessa vez, para que nos comentários não haja aquela parte do “faltou…” e também para que você descubra qual a sua idade alimentar, gostaria que você leitora compartilhasse a sua lista de preferência, porque hoje, tudo PODE:
1 – Creme Brulee
Esse doce engloba um ritual que muitos de vocês já conhecem através do filme “Amelie Poulain”. O de quebrar a casquinha de açúcar com a colher. Ver essa casquinha sendo solidificada pelo maçarico é também um jeito de comer essa delícia com os olhos, mesmo antes de dar o bote. Existem várias versões dele no restaurante “Paris 6” (tem Rio e em SP) e o melhor: dentro dele vem mergulhado um picolé do Diletto. #ficadica
2 – Papo de anjo
Pouca gente conhece esse doce que pra mim é o melhor que existe. Ele é feito com uma massa a base de gemas de ovos e molhado, bem molhado, muito molhado por uma calda doce com baunilha que revigora a vida de qualquer pessoa amarga, um sonho. Você o encontra na barraca de doces da feira da Benedito Calixto, aos sábados em São Paulo.
3 – Berinjela empanada à parmegiana
Lembrando que se a berinjela não estiver empanada fica sem graça.
4 – Quindim
Se tem algo que lembra avó pra mim é quindim, ou quindão. A parte gemada deve ser a protagonista e se destacar em relação à camada de coco que fica embaixo, senão perde a graça.
5 – Batata gratinada
Deve ser feita com creme de leite e muito queijo, nunca com molho branco. A palavra “gratinada” talvez seja a parte mais importante da coisa toda. Queijo crocante é vida!
6 – Nhá Benta
Nem “Dan-Top” nem “Dinda”, nem outras imitações. O marshmallow e a casquinha da Kopenhagen são incomparáveis.
7 – Milka com biscoito no meio
O grande frisson do Freeshop hoje em dia é ele, experimente, mas cuidado, você vai querer comê-lo de uma só vez.
8 – Torta de limão
O casamento das três camadas dessa torta é algo muito importante, mas existe uma em especial que brilha mais do que as outras. A torta de limão do “Viena”, a sua camada suspirada e a base feita de bolacha “Maria” que desmancha na boca, muda vidas.
9 – Provolone à milanesa
Se tem um aperitivo que é delicioso – e gorduroso, e geralmente caro – é esse. Mas, ainda assim, se entregue.
10 – Aussie cheese Fries
Eu poderia colocar apenas batata frita nessa lista, mas a batata gratinada com queijo e bacon do Outback é uma das coisas mais incríveis que já inventaram no planeta terra. Conselho meu: se você for comê-la, peça um molho agridoce chamado Billabong. Sucesso!
11 – Omelete/tortilha de batata frita
Se você tem parentes espanhóis ou já foi pra Espanha, sabe do que eu estou falando. Caso contrário, talvez estranhe um pouco, mas omelete com batata frita é uma combinação dos deuses.
12 – Merengue
O inverno é muito mais legal porque o morango e o suspiro se unem feito um casal apaixonado.
13 – Bolinho de arroz
De todos os bolinhos improvisados feitos com sobras, talvez esse seja o mais gostoso de se saborear. Ele tem sido a alegria dos botecos e quando vem recheado de queijo fica melhor ainda.
14 – Açaí
Eu tenho a teoria de que Açaí vicia. Sei lá, é refrescante, docinho, azedinho, te deixa ligadão e na versão suco fica muito bom também, ainda mais se misturado com suco de laranja.
15 – Batata suíça/rosti
Não confunda com Baked Potato. Essa versão deliciosa é feita na frigideira e é composta por batata ralada. De recheio: um milhão de possibilidades.
16 – Bala de coco
No mundo das comidas que desmancham na boca, eis a minha eleita como a melhor.
17 – Risoto de abobrinha
Eu precisava incluir risoto e abobrinha nessa lista, e os dois juntos formam um prato gostoso pra dedéu.
18 – Creme de milho
Nossa! Sempre que eu ouço a descrição de um prato daqueles bem triviais e alguém diz “creme de milho” eu me animo vezes mil.
19 – Reese’s
Uma das bênçãos de 2014 foi ver o Reese’s voltar a ser vendido por aqui num preço baratinho. O chocolate com paçoca que a gente mais ama na vida.
20 – Pastel de feira
O “de feira” é imprescindível. Eu por exemplo só ia com meus pais na feira, pra comer um belo pastel de pizza com caldo de cana geladinho, tipo recompensa.
21 – Torrone
Torrone é uma perdição. Coberto com chocolate então fica mais matador ainda. Mas, se vocês experimentarem torrone mole, aí sim, vocês nunca mais desapaixonam.
22 – Pão de queijo
Pra mim pão de queijo ou é muito bom ou é muito ruim. Gosto quando acertam no polvilho, no arzinho de dentro e na casca bem crocante. O mineiro sempre se sai bem nessa.
23 – Couve flor a milanesa
Eu sei, é bem peculiar, mas fica tão bom com arroz, feijão, alguma proteína e saladinha.
24 – Chicabon
Simples, gostoso, eternamente a estrela dos picolés.
25 – Blondie
É um brownie de chocolate branco. Eu posso afirmar que é muito melhor do que a versão tradicional, sério! Acompanhado de um sorvete de massa então, fica perfeito. Dica: você encontra o mais delicioso que existe no Applebee’s.
26 – Pizza de 4 queijos
Meu sabor obrigatório. Chego a brigar para que uma das metades seja de 4 queijos. Pra mim tem que ter massa grossa, nenhum orégano, molho de tomate sem tempero algum, Catupiry legítimo e muito, mas muito queijo gorgonzola.
27 – Bem-casado
Casamento tem mais graça quando no final nos entregam o bom e velho bem-casado feito com amor.
28 – Bolinho de queijo
Eu sempre disse pros amigos que no dia em que fosse rico eu daria uma festa regada a muita bolinha de queijo. A promessa continua.
29 – Crepe com Nutella
Nutella tinha que estar nessa lista, e acho que no crepe, ela continua mantendo sua essência arrebatadora e nesse caso, quentinha.
30 – Amendoim Nute Bavarian
Acho esse amendoim sinestésico, quando passo perto de uma barraquinha dele, eu quero comer o cheiro, juro!
31 – Sorvete de Dulce de leche do Freddo
Uma das grandes atrações de Buenos Aires convive conosco hoje em dia, e surpreendentemente é gostoso de se tomar num dia de frio. Prove com vauquita ou brownie.
32 – Pringles salsa e cebola
Num tem pra ninguém, batatinha chips é Pringles. Pena que é bem cara e é só pra de vez em quando.
33 – Yakisoba
Gosto dele com muito shoyo e legumes. É o único momento em que eu me sinto saudável comendo macarrão. Não?
34 – Pão de alho
Os vegetarianos me entendem. Num churrasco, o bom é velho pão de alho sempre salva a nossa vida.
34 – Paçoquita cremosa
Ela vem num potinho, você come com colher e a vida fica mais empolgante. Por não ser tão fácil de encontrar, a gente tem mais vontade ainda.
35 – Petit gateau
O momento em que a lava de chocolate escorre e a gente mete a colher junto com o sorvete é transcendental.
36 – Onion Rings do BK
O Burguer King manja da arte das cebolitas empanadas, acho imbatíveis. Só num vai beijar na boca minutos depois.
37 – Glico de tomate
É aquele salgadinho que só tem em mercadinhos menores, vendinhas eu diria. O sabor tomate é meio adocicado e acaba rápido e você quer comer outro logo em seguida.
38 – Bala 7 belo
Num consigo achar bala melhor no mundo. A de maçã verde destrói!
39 – Spaghetti ao pesto
Massa de verdade pra mim é Spaguetti. Melhor do que qualquer outra massa recheada metida a besta. Melhores versões: ao pesto, carbonara ou alho e óleo.
40 – Bolo molhado de coco embrulhado no alumínio
O melhor bolo do mundo é molhado, tem muito coco, vem geladinho e oculto dentro de um papel alumínio. Vocês se lembram dele?
Comentar sobre 40 deliciosas comprovações de que a felicidade engorda