9 conselhos para passar pela vida sofrendo menos
Fracassos pessoais são inevitáveis. Ninguém vence sempre, é verdade. Vez ou outra a vida te sacode e te lança, com a força do Katrina, nos quatro cantos do mundo.
Tenho visto, entretanto, gente que não se cansa de fracassar pelas mesmas razões. E – sendo clichê, porque adoro – a vida é curta demais pra cometer os mesmos erros. Por isso enumerei nove conselhos para quem quer passar pela vida com menos fracassos e mais sorrisos no rosto. Porque (abrindo a caixa da vergonha): Sim, amamos listas.
1 – Não canse quem te ama
Algumas belas relações – sejam elas amorosas, de amizade ou até familiares – não resistem a pessoas cansativas. Gente que reclama das mesmas coisas para as mesmas pessoas. Que sempre chora no colo da mãe pelo mesmo babaca – mesmo estando cansada de saber que ele é um babaca (sorte que colo de mãe é eterno). Gente que discute a relação três vezes ao dia, que reclama do trabalho, da segunda-feira, do sol, da chuva, da placa torta no ponto de ônibus. Gente que se recusa a ser feliz e a deixar ser, contando com o sentimento que os outros lhes tem – mas que, acredite, é esgotável. Por isso, agrade quem te agrada e cuide de quem cuida de você.
2 – Pare de se boicotar
O impossível não existe, o que existe é falta de vontade. Por mais que pareça autoajuda barata, eu me arrisco em dizer que até quem não tem a menor habilidade matemática pode se tornar um talentoso engenheiro da NASA – desde que haja vontade, força, determinação. Muitos deixam de atingir seus objetivos por se sabotarem com frases de consolo como ‘não dá’ ou ‘amanhã eu começo’. Comece hoje.
3 – Esqueça competições desnecessárias
Todos nascemos com uma missão suficientemente difícil a ser cumprida: superar a nós mesmos. Competir com outras pessoas – seja por beleza, sucesso ou dinheiro – gera desgastes desnecessários e não traz nenhuma evolução – pelo contrário, só atraso de vida. Isso porque muitas pessoas perdem o foco do que realmente querem para si mesmas tentando superar o outro. Invista em você, concentre-se em você – mesmo porque a outra pessoa pode não ser tão admirável quanto você pensa (Ou vai ver que é, mas isso não te diz respeito. Apenas não perca tempo em tentar descobrir).
4 – Compreenda que nada – e nem ninguém – lhe pertence
Só assim você conseguirá administrar suas perdas. Considere que todos os seus bens materiais lhe foram emprestados pela vida, e lhe podem ser tirados a qualquer momento. Considere, sobretudo, que ninguém lhe pertence, e que as pessoas só permanecerão ao seu lado enquanto quiserem e enquanto isso lhes fizer felizes, porque cada um é dono de si mesmo.
5 – Só leve o que for leve
Tenho visto tanta gente levando pesos desnecessários, em todos os sentidos. Com suas casas cheias de objetos inúteis, suas mochilas cheias de pesos inúteis, seus corações cheios de mágoas inúteis. Livre-se do desnecessário e viva mais leve, mais livre, mais feliz.
6 – Só se aborreça pelo necessário
Vivemos rodeados de razões aptas a nos causar um infarto fulminante – mas a melhor opção ainda é contar até dez. Portanto, se você está com a saúde perfeita e o coração em paz, abstraia. Abstraia o chefe chato, a segunda-feira, o trânsito caótico e a matéria acumulada. Só se aborreça por problemas realmente importantes – e não se demore. Dê-se o direito de se aborrecer e, o quanto antes, resolva e relaxe.
7 – Afaste-se de pessoas negativas
Energia é um caso realmente sério. Tem gente que consegue pesar um ambiente inteiro, estragar uma vida inteira, e sem precisar fazer muito esforço. Pessoas negativas são cruéis sugadoras de vida, portanto, afaste-se delas e conviva com quem te faz bem. Evite aquela amiga que só te critica e te deixa pra baixo, e escolha a turma das boas gargalhadas.
8 – Desfrute da sua própria companhia
Você não precisa – e não deve – estar sempre acompanhado. Fique sozinho em casa, leia um livro, ouça música, viaje sozinho, ou simplesmente não faça nada. Mas desfrute da sua própria companhia. Perceba a si mesmo. Conheça-se, e antes de sair de casa, tenha certeza de que será uma boa companhia pra alguém.
9 – Pare de julgar os outros
Você não sabe de onde vieram, não conhece sua história. Não julgue os defeitos alheios. Se não te agrada, se afaste – mas não suponha nada sobre a vida do outro, que não te diz respeito. Afague em vez de agredir. A vida retribui.
Comentar sobre 9 conselhos para passar pela vida sofrendo menos