A culpa é sua!
Como ele conseguiu se tornar um campeão? Sorte? Pacto com o demônio? O universo conspirou a favor dele? Estava escrito nas estrelas? O juiz foi comprado? Alinhamento de Júpiter com Mercúrio? Não, nada disso.
Nos momentos em que você, por excesso de preguiça, trocou o treino por algum lixo na TV, ele estava lá, sobre o tatame, deixando muito suor, sangue e lágrimas.
Enquanto você reclamava de tudo feito uma criança mimada e tentava colocar a culpa do seu péssimo desempenho em terceiros e em coisas que nada têm a ver com a sua vida, ele treinava, treinava, treinava, treinava, treinava, treinava… Treinava, pra caramba, porque sabia – e continua sabendo! – que um campeão de verdade é feito de treinos, muitos deles.
Na noite anterior à manhã do campeonato, você foi para a balada e, sentindo-se imune à destruição gerada pelos seus próprios exageros, encheu alguns copos com uísque; ele – aquele que foi campeão e que você vive a desmerecer – fez algo bem diferente: alimentou-se, hidratou-se e dormiu cedo.
E você ainda tem coragem de me dizer que é tão bom quanto ele e que só perdeu por azar? Sério? Irmão, vou lhe dizer a real: você perdeu porque não teve tanta disciplina quanto ele, simples assim. E, sinceramente, continuará sendo derrotado enquanto não conseguir enxergar o único responsável por todos os seus fracassos: você. Não a temperatura, o barulho do ambiente, as regras novas, a pressão atmosférica e outras coisas nas quais você tem colocado a culpa por aquilo que não fez.
É hora de mudar! É hora de trocar o mimimi sem valor algum por atitudes com real poder para lhe ajudar a ser um campeão, não apenas nos tatames, mas também na vida.
Em vez de dizer “Com dinheiro fica fácil” toda vez que você cruzar com um cara feio acompanhado por uma mulher gata, busque formas de melhorar o seu desempenho com elas e de se tornar um cidadão mais interessante – e menos falastrão. Porque enquanto você fica tentando tirar o mérito dos outros, muitos, com certeza, estão trabalhando duro para conseguir mais méritos do que você. E conseguirão.
Lembra-se do nerd que você zoava na escola? Aquele que estudava enquanto você matava aula? Claro que você se lembra. A postura dele não mudou, acredite se quiser, e hoje, graças a ela, ele é formado por uma faculdade federal fodidona. Não só isso! Depois do diploma, ele manteve a pegada: estudava enquanto você só bebia e vomitava na sarjeta, trabalhava feito um camelo enquanto você se mostrava demasiadamente exigente e dispensava propostas de emprego, especializava-se enquanto você assistia ao Pânico na TV e reclamava do Brasil. E, adivinha? Hoje ele é dono de uma empresa (daquela na qual você fez uma entrevista na semana passada e que, por falta de inglês e experiência na área, não passou). Agora vem a parte mais interessante da história: lembra-se do que você disse quando ligaram para informar que haviam escolhido outro candidato para a vaga? “Aposto que ele tem QI!”, não foi isso que falou? Mas ele – o cara que ficou com a vaga – não tinha QI, não. Sabe o que ele tinha? Aquilo que você não tem: disciplina. E acreditava no clichê em que você teima em não acreditar: o sucesso é feito de transpiração, principalmente.
21 comentários abaixo sobre A culpa é sua!
Parabéns o texto é maravilhoso, é de se inspirar a ser uma pessoal melhor e correr atras do sucesso, a ser o melhor de sua profissão. OBRIGADO pela inspiração.
O responsável pelo sucesso e o fracasso somos unicamente nós, sempre.
Coiro falando a verdade na cara de muita gente. Haha
Esse texto é tão bom, que fiquei procurando as palavras certas para descrevê-lo e até agora não consegui. Parabéns Coiro!
Exatamente, Coiro! Estava com saudade dos seus textos… O sucesso vem para aqueles que se dedicam e são disciplinados! Ouço muita gente reclamando da situação do país, da vida alheia sem um pingo de conhecimento, gente que troca fácil um livro por um domingão chanchada, nunca leu a Constituição Federal, joga lixo no chão e reclama da situação do país, reclama direitos que não tem e pede o fim das liberdades alcançadas, absurdo! Parabéns pela exortação!
Tenho pensado nisso: no esforço gigante dessa turma de brasileiros que ano que vem disputará a tão esperada olimpíada (e paraolimpíada) em seu país. Como foi ano passado com a Copa, parece que o sonho e a luta desses atletas perde um tanto de magia e grandeza por causa do desânimo e da descrença política/econômica. Espero que recuperemos a animação, porque o que vai acontecer é algo muito grande. São muitas vidas dedicadas, muito trabalho, organização e logísticas que não acontecem em outros eventos. Espero que sejamos a melhor torcida e saibamos exaltar cada um desses merecedores.
Coiro, vc disse tudoo e mais um pouco do que eu penso.
Parabéns, você é um ótimo escritor! Pena que você não escreve com frequência por aqui, sempre espero ansiosamente pelos seus textos!
Cara, que texto sensacional. Se aplica em diversas situações.
Que texto!!
Só uma coisa a dizer: perfeito!
Coiro, tenho uma admiração por você indescritível, como pode? Seus textos descrevem meus sentimentos, minhas angustia, tudo que sinto.. E concordo com a outra leitora, que pena que você não escreve com frequência aqui na pagina! Mesmo assim, lhe sigo no face e fico sempre bisbilhotando seus posts.
Até porque o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Texto fodão, Coiro! :)
Oi, Coiro! Todos nós deveríamos levar esse texto pra vida, sério. Esse deve ser o primeiro texto que leio seu, já comecei bem então! :)
Mais um texto excelente do Sr. Coiro! Acompanho sempre suas postagens e percebo como vc consegue falar de diversos assuntos e sempre obter exito em todos eles. Parabéns, vc merece cada vez mais sucesso!!
Demaaaais! Texto que levo para a vida!
Texto maravilhoso! Um tapa na minha cara. Obrigada Coiro. Você é sensacional❤
Cara muito bom esse texto
Este teu lado que dá broncas assim não conhecia Coiro!! Mas, sabe que curti da mesma forma??
Nossa! Um texto desse deve ser levado pra vida toda. Obrigada Coiro e parabéns!
“Vraaaaaá…” Na cara de muita gente!! Hehehehe belo puxão de orelhas!!
Excelente texto!