Eu não quero entender os homens

É, amigas: eu não quero. Eu nunca quis. Sei que pode soar irônico, hipócrita e até meio blasé mas essa é uma convicção que até eu mesma demorei um pouco para acolher. Demorei por ignorância. Por não conseguir compreender que eu deveria preferir dedicar tempo, energia e atenção à inesgotável tentativa de me entender, conhecer e reconhecer.

Eu nasci em 1990. Sei que não faz muito tempo mas confesso que me sinto uma anciã quando paro para pensar no quanto as coisas eram diferentes.O Orkut, a primeira rede social popular no Brasil, surgiu quando eu já tinha 14 anos de idade e algumas dúzias de opiniões formadas. Ainda assim, o acesso à diversidade de informação era vergonhosamente inferior ao que os blogs, sites e redes sociais atuais são capazes de proporcionar. Hoje, confesso que assisto com certa inveja às pré-adolescentes que desenvolvem suas convicções primárias num momento em que o acesso à informação é tão mais simples e diversificado.

Fato é que nos anos 90 seria impossível observar uma reação como a que ocorreu na semana passada à matéria da Revista Atrevida que sugeria que as meninas se maquiassem da maneira como os meninos gostam:

makes

Nos anos 90, além de não haver meios efetivos de reação em massa a esse tipo de matéria, o acesso à informação era limitado e isso fazia com que as adolescentes e pré-adolescentes dificilmente desenvolvessem opiniões contrárias àquelas que eram lidas nas revistas.

Eu cresci lendo nas revistas que deveria me maquiar da maneira como os meninos gostam. Que deveria me comportar da maneira como os meninos gostam. Que deveria me vestir da maneira como os meninos gostam. Que deveria fazer os joguinhos românticos que os meninos gostam. Que deveria dedicar todas as minhas energias, neurônios e calorias a fazer o que os meninos gostam.

Virei adulta e as revistas me ensinaram a fazer dieta para ter o corpo que os meninos gostam. Ensinaram que quando estivesse com os meninos, deveria esquecer a dieta porque de mulher chata eles não gostam. Aprendi que deveria ser uma puta na cama porque é disso que os meninos gostam mas que o importante mesmo era fazer sexo preocupando-me com a maneira como os meninos gozam.

Hoje eu sei que não. Mas sei a duras penas. Sei porque fiz um esforço enorme para descontruir a ideia de que devo dedicar minha vida à vã tentativa de tentar agradar outra pessoa. Hoje eu sei que sou um ser complexo demais e que as tentativas de compreender todas as minhas nuances, buscar meu equilíbrio e satisfazer minhas próprias expectativas já são suficientes para eu ter ocupação na Terra por bastante tempo.

Hoje eu sei que a ideia de agradar o gênero masculino, além de diminuir as mulheres, diminui os homens, já que parte do princípio ingênuo, medíocre e reducionista de que os homens são todos iguais. Hoje eu sei que se um cara bacana cruzar o meu caminho e quiser me acompanhar para que juntos possamos nos compreender e agradar pessoal e mutuamente, vai ser ótimo, mas que nem por um instante eu devo me atrever a pautar minhas escolhas e comportamentos na ideia infantil de agradar alguém que não seja eu.

Ps: quando o Fred me chamou para escrever no Blog, ele me explicou que o título do Blog é justamente um ironia com as revistas femininas que utilizam esse tipo de manchete sensacionalista ;)

Comentar sobre Eu não quero entender os homens

11 comentários abaixo sobre Eu não quero entender os homens

  • Avatar Nona disse:

    Thanks for sharing your thoughts on fodboldtrøjer.

    Regards
    Køb Fodboldtrøjer

  • Avatar Mitch disse:

    It’s awesome to visit this web page and reading the views of all colleagues concerning this paragraph, while I am also zealous
    of getting knowledge.

    Maglie Calcio Poco Prezzo

  • Avatar Florrie disse:

    Awesome post.

    Fotballdrakter Salg

  • Avatar Aracelis disse:

    I really like what you guys are up too. This sort
    of clever work and coverage! Keep up the very good works guys I’ve included you guys to blogroll.

    Billiga Fotbollströjor

  • Avatar Lorraine disse:

    Link exchange is nothing else but it is just placing the other person’s web site link on your page at suitable place and other person will also do similar in support of you.

    Fodboldtrøjer Til Børn

  • Avatar Roseanne disse:

    Thanks for the marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you will be a great author.
    I will remember to bookmark your blog and may come back someday.
    I want to encourage you continue your great work, have a nice weekend!

    Maglie Calcio Poco Prezzo

  • Avatar Gabriella disse:

    Gabriella hjemmedrakt west ham united football club er en engelsk fotballklubb som
    for tiden spiller i fa premier leagueklubben ble stiftet i
    sesongensiste hjemmekampen på upton park mot manchester united fc endte 3
    for west ham Kjøp Fotballdrakter. MiloK

  • Avatar Cleo disse:

    Cleo dedicati ai veri tifosi a quattro zampe: su gallerani
    store puoi trovare i prodotti ufficiali e non, delle principali squadre di calcio di seria
    a Nuova Maglia PSG, per rendere ancora più Verle

  • Avatar Laurene disse:

    Laurene vi forhandler barcelona trøjer med spiller tryk
    marc-andre ter stegen og eget navn og nummer tryk
    i den officielle skrifttype Liverpool Trøje.hvis du er
    fan af marc-andré ter Teren

  • Avatar Ursula disse:

    Ursula fotbollshistorien är full av både fruktansvärt fula och galet snygga matchställidag har vi PSG Kläder valt att fokusera på den senare kategorinhär
    minns vi 15 av tidernas Suzet

  • Avatar Ahmad disse:

    Ahmad münchen, im maidie gründe für die annahme dieser
    maaße sind folgende: die wichtigsten landeserzeugnisse, welche auf diesem kanale ausgeführt werden sollen, 45 dräkt sich ader hierüder
    deutlich genug austnittyeilteanstalten, Kjøp Roma Drakt.
    Alexa