7 motivos para fazer uma maratona de OITNB agora
Se você nunca se rendeu à Orange Is The New Black (oi? Em que mundo você vive?), agora é uma ótima hora para fazer aquela maratona, aproveitando a quarta temporada que voltou ainda melhor que a anterior – e mais triste.
Depois de devorar os episódios (não aguentei e terminei tudo logo no fim de semana que eles lançaram), não tem outro assunto, sorry, GoT. E se você nunca deu uma chance às detentas de Litchfield, vou te explicar em sete argumentos por que a série não deveria passar em branco no seu radar.
Separa o modelito laranja e confia:
1 – Elas têm as melhores referências
Harry Potter, Game of Thrones… Quem disse que as detentas de Litchfield não tem cultura com certeza não tentou conversar com elas por muito tempo.
2 – Mas as reflexões que trazem são sérias
Desde o começo, a série se propõe a debater problemas como a corrupção no sistema penitenciário, racismo e homofobia. Mas a quarta temporada, de longe, é a mais forte nesse sentido (e se você não viu ainda, pula pro próximo tópico, rápido!), fazendo referências claras a negros norte-americanos que foram mortos pela polícia, como Eric Garner em NY e Michael Brown em Ferguson.
3 – Fora que é uma série que fala sobre… Mulheres, ué.
Vamos só dizer que o fato de se passar numa penitenciária feminina ajuda e muito para isso. Em OITNB, encontramos várias histórias diferentes, sempre trazendo mulheres nos papeis mais relevantes e girando em torno de assuntos femininos…
4 – …Incluindo os mais fúteis (e gostosos)
5 – A série é muito atual
E dá para perceber pelo roteiro e pelos assuntos que elas comentam por cima, mesmo teoricamente estando isoladas da sociedade. Falamos lá em cima do movimento “Black Lives Matter”, mas o feminismo também é outro ótimo exemplo, mesmo quando aparece enviesado num discurso para arranjar mão-de-obra pra um esquema de venda de calcinha.
6 – E dá até pra aflorar a criatividade
Porque se tem alguém que aprende a se virar com o pouco que tem, são elas!
7 – No fim, é tudo sobre diversidade!
E isso é lindo de se ver. Dificilmente você vai encontrar alguma série que represente tão bem todas as cores e escolhas – seja para parceiros sexuais, seja para religião.
Shabbat Shalom, Cindy!
Comentar sobre 7 motivos para fazer uma maratona de OITNB agora