Você precisa aprender a dizer “não”

Durante boa parte da minha vida, um dos meus maiores medos – não vou entrar em detalhes sobre os outros, isso pode ser constrangedor – foi dizer “não” para outras pessoas. Por causa de uma insistente necessidade de ser aceito, benquisto e querido, eu jogava minhas prioridades para escanteio e fazia malabares com os ponteiros do relógio para atender às necessidades de quem – depois eu descobriria – pouco se importava comigo. Para piorar, nas poucas vezes em que conseguia dizer “não” a situações que certamente não me fariam bem, eu acabava tomado por questionamentos retóricos, até um certo peso na consciência, como se eu não tivesse feito a coisa certa. Foi uma época triste, de grande desperdício de energia, mental e física.

Até o dia em que, depois de acudir, amparar e sorrir para pessoas que nunca me sorriam de volta, resolvi me escolher como porto seguro para mim mesmo.

Aprendi a pensar no que de fato é importante para mim, me colocar em primeiro lugar. O que significa não dizer “sim” quando quero dizer “não” apenas para agradar aos outros, respeitar o meu limite e não fazer nada que me fira.

Não que eu ache que devemos deixar de estender a nossa mão para quem nos pede algo, até porque isso não seria uma atitude honesta com quem somos; só precisamos aprender a nos proteger de quem tem múltiplos interesses mas poucas intenções sinceras. Entender a quais situações devemos nos entregar é um demorado aprendizado.

Hoje estou melhor, observo mais os olhos do que as palavras de quem me pede algo, mas admito que continuo tendo dificuldades em recusar panfletos na rua.

Comentar sobre Você precisa aprender a dizer “não”

16 comentários abaixo sobre Você precisa aprender a dizer “não”

  • Vanessa Ribeiro disse:

    Suas palavras são belas !

  • Roberta disse:

    Ótimo, como todos seus textos e reflexões. Tenho alguns assuntos meus pra resolver e suas palavras sempre me ajudam a enxergar as coisas por outro ângulo, isso é maravilhoso.
    P.S Também pego panfletos na rua.

  • Vanessa Ribeiro disse:

    Palavras que me acalmam..

  • Tamyra disse:

    “mas admito que continuo tendo dificuldades em recusar panfletos na rua.”( exatamente )Texto incrível

  • Jorgge Patrocinio disse:

    Gostei do final, bem reflexivo!

  • Claudionice neves disse:

    O melhor, afff

  • Nayane Dal-Ri disse:

    Confesso, eu aprendi a recusar até os panfletos na rua — o planeta agradece rs. Suas palavras sempre se encaixam tão lindamente em nossa vida, te adoro e estou morrendo de saudade tua! :)

  • Fabrícia disse:

    Tudo em vc transborda amor, tudo em vc é luz! Obrigada por me salvar, com seus textos tenho a certeza que minhas decisões foram SIM as mais sensatas❤️

  • Amanda disse:

    Obrigada, esse texto melhorou meu conceito!

  • Thamires Siqueira disse:

    Ótimo! Sua forma de se expressar amadurece meus pensamentos.
    P.s: também pego planfetos na rua.

  • Eduard disse:

    Fred meu queridooooooo! amo de paixão seus textos, vídeos e posts no insta. #confessoqueestouapaixonadaporti com todo respeito. Bio

  • Ely Fastudo disse:

    Kkkkk
    Quanto aos panfletos, são outros 500.

  • Thais Brizi disse:

    Perfeito! Estou numa busca constante pelo autoconhecimento, para justamente tomar este tipo de atitude… Obrigada por ser assim!

  • […] Autor: Frederico Elboni Fonte: eoh.com.br […]

  • Amanda disse:

    Perfeito texto, muito valioso.

  • Rita C. Taylor disse:

    HOW I RECOVER MY $250,000 FROM FAKE INVESTMENT BROKER

    I thought I’d lost everything when I fell victim to ruthless scammers, surrendering over $250,000 in investments and another $175,000 in bitcoin trying to track them down. But then, I stumbled upon a lifeline – jetwebhackers company that promised to help me recover my losses. Skeptical at first, I took a chance… and it paid off! Not only did I recover a substantial amount, but the scammers were also brought to justice and their website taken down! If you’re in the same boat, don’t give up hope. Reach out to these experts and get your life back on track!”
    Quickly reach out to JETWEBHACKERS, on their

    EMAIL:[email protected]

    TELEGRAM: @jetwebhackers