Inteligência Emocional

Penso que essa seja uma das conquistas mais importantes na vida de uma pessoa, tanto em um relacionamento como profissionalmente.Antes de qualquer coisa precisamos aprender a não deixar as nossas emoções controlarem a nossa inteligência. Ter essa tal “inteligência” não significa que não iremos sofrer, mas sim que sabemos dos riscos que corremos.

Aprenda a dizer “Não”. Isso é uma das coisas mais importantes que você pode aprender na vida, e de maneira alguma você deve se sentir culpada pelo fato de atender primeiro as suas necessidades. Devemos cada vez mais pensar em nós, não de forma egoísta, mas de uma forma que possamos evitar futuros sofrimentos. Temos que ser mais fortes, mais corajosos, mais espertos e principalmente mais observadores.

“Tá, mas eu estou aqui para entender os homens e não para ler um livro de autoajuda”.

Só você ainda não entendeu que a segurança é o melhor caminho para a felicidade. E é isso que procuramos, a felicidade, não é? Tudo bem, queremos ter um relacionamento, casar, encontrar um “amor” e viver tudo isso intensamente, mas para que? Para ser feliz.

A inteligência emocional se consiste em saber o que fazer e principalmente quando fazer.

Não precisamos entender as emoções dos outros, se aceitarmos as deles e entendermos as nossas, já basta. Precisamos aprender a lidar com os nossos sentimentos, a traçar um caminho e principalmente a ter foco. Pessoas inteligentes não mudam suas perspectivas por algo, se adequam. E essa é a maior arma de uma pessoa inteligente, saber se adequar em qualquer ambiente.

“Tá, mas pra que serve essa coisa toda? Só quero um namorado”.

Tudo bem, isso realmente não vai te fazer encontrar um namorado, mas com certeza vai te fazer não perdê-lo caso você o encontre.

Sabe o que aprendemos com tudo isso? A tomar certas decisões sem medo, a descobrir até aonde vão os nossos limites, a nos expressar melhor, a ter menos vergonha de coisas bobas, a ter certeza de quem nos merece, e por fim que não dependemos de ninguém para sermos felizes.

Falando em “dependência”, bem que todos nós poderíamos tirar essa palavra do nosso dicionário.

Então talvez isso tudo junto seja um pouco daquela segurança que tanto falo…

E agora posso dizer de boca cheia que o que nos falta é saber dosar. Até porque a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

“A inteligência emocional consiste em pensar duas vezes antes de falar uma.”

Comentar sobre Inteligência Emocional

24 comentários abaixo sobre Inteligência Emocional

  • Anonymous disse:

    Tudo que eu precisava ler. Thanks :)

  • Anonymous disse:

    Parabéns ;)

  • Mila disse:

    Este post está realmente muito bom, parabéns! Tem ajudado muito…

  • . disse:

    Nossa…tirou as palavras da minha boca!
    Certas pessoas não entendem que pra tudo existe limite… e divino mesmo o jeito como você explicou a parte de querer felicidade.
    Adorei (:

  • Anonymous disse:

    Tópico execelente, mas ficou superficial.. no que consiste a inteligencia emocional? Fatos, situações, quando utilizá-la, dicas.. que vc poe nos outros textos e que fazem toda a diferença! No entando, idéia mto boa!

  • Thaiane Andrade disse:

    Você me surpreende a cada texto.

  • @thalitafern disse:

    Pergunta: É um cara mesmo?
    hahahahahahaha venho atraída pelo título do blog e facinada pelo seu conteúdo. Parabéns!
    Ainda não li todos os posts, mas pretendo…

  • Anonymous disse:

    "E agora posso dizer de boca cheia que o que nos falta é saber dosar. Até porque a diferença entre o remédio e o veneno é a dose."

    A mais pura verdade

  • Letícia disse:

    ''Falando em "dependência", bem que todos nós poderíamos tirar essa palavra do nosso dicionário''. +1

  • Laurênia disse:

    Velhoooo, sempre agi e pensei exatamente da mesma forma que falastes no texto. AMEIII! ahahahaha e eu me achava com cérebro de menino, por essas e outras. Muito foda o texto. Parabéns!

  • Letícia² disse:

    Eu acho até “engraçado”, como os “meus momentos” andam em sintonia com esses seus posts. Leio, os releio e os (re)comento hehe. Mais do que nunca, acho que conforme o tempo vai passando, vamos adquirindo essa “tal” inteligência, por necessidade mesmo. Se ficarmos sempre com os mesmos pensamentos, com as mesmas atitudes, permaneceremos sempre nas mesmas frustrações, nas “mesmices” cotidianas e tão previsíveis, enfim … Se aceitarmos e enfrentarmos os nossos medos, as nossas dificuldades tudo se “descomplica”, mas como tudo nessa vida, essa “inteligência” tbm é uma questão de escolha, há quem goste de se manter na mediocridade. Chances de se tornarem melhores todos têm, o problema é que muitos não fazem questão de “abraçar” algumas oportunidades … Tudo é dependente de uma visão, de um querer, de uma evolução …

  • Tainá disse:

    Texto perfeito! O qual homem ou mulher de qualquer idade deveria ler.
    Parabéns!
    Bjs

  • Rayane disse:

    Aah,nossa, me apaixonei completamente pelo seu blog. Super parabéns pra você ! ;)

  • Patrícia Araújo disse:

    Ah,simplesmente amo suas publicações!Você escreve perfeitamente!

  • Larissa disse:

    Inteligencia emocional livro de cabeceira e um dos passos importantíssimo é o autoconhecimento e autoconfiança.

  • Jania Matias disse:

    Tá completamente certo , por exemplo eu não fico esperando ter um garoto na minha vida pra ser feliz , temos que conquistar nossa felicidade sozinhos antes de qualquer coisa . bjs

  • Morango com leite condensado! disse:

    “E agora posso dizer de boca cheia que o que nos falta é saber dosar. Até porque a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Arrasou com o final.Ôô aqui em ksa…

  • REh disse:

    o melhor texto..

  • Passarinho disse:

    “Devemos cada vez mais pensar em nós, não de forma egoísta, mas de uma forma que possamos evitar futuros sofrimentos. Temos que ser mais fortes, mais corajosos, mais espertos e principalmente mais observadores.” Disse tudo…

  • Tamara Duraes disse:

    Sem palavras!! Inteligencia emocional é de fato mega importante….
    Se ao final da vida eu olhar para tras e descobrir que foi isso que aprendi, valeu a pena!

  • yocana marques disse:

    eu gostaria de saber porque meu ex namorado nao fala comigo , e quanto tou perto dele ele olha para mim , mas desvia o olhar se eu olho para ele , e fica muito agitado quanto tou por perto . E tb queria dizer que este blog ajuda imenso a entender certos tabus sobre os homens . beijo

  • debora disse:

    parabéns pelo texto! super-bem escrito.
    algo aparentemente tão simples vc conseguiu traduzir tudo em um único post!
    Depois muitas pessoas não conseguem entender o pq de não acharem namorados. tá ai uma ótima resposta! :D

  • carol b. disse:

    Não precisamos entender as emoções dos outros, se aceitarmos as deles(RESPEITO) e entendermos as nossas, já basta.
    OTIMOOO!

  • renata c disse:

    Me identifiquei bastante.