Carta do futuro para quem sofre de amor hoje

Talvez você leia essas linhas com mau gosto. Afinal de contas, a primeira característica comum aos que sofrem de amor é a certeza de que nada faz passar a dor que estão sentindo. E eu não fui diferente.

Não é como se o sentimento fosse um buraco no seu peito, mas como se você fosse o próprio buraco, perdido em si mesmo.

Eu entendo. E pode se irritar e clicar no “del” que fica à sua direita, mas eu sorrio. Sorrio porque aqui, depois do tempo que passou, no seu futuro, eu sei que sofrer por amor é o que nos dá, mais do que nunca antes, a certeza de que estamos vivos. De que é possível sentir cada parte do nosso corpo, mesmo que seja porque a dor não cabe no peito e se espalha pelo pêlos, terminações nervosas e unhas. Tudo dói. Doer de amor é a certeza de viver. Viver para morrer de amor.

Mas a morte não vem. Não vem e o futuro vai te fazer perceber que ninguém morre de amor. Amor é uma doença que não tem complicações, não leva pra UTI, não amputa. Amor é doença que cura. Amor é o sofrimento mais genuíno que existe porque o motivo do amor é só o amor.

Eu sei, você quer ficar em casa. Porque amor é doença. Igual gripe. Você quer estar embaixo das cobertas, chorar, tomar sopas e chás quentinhos. E aqui está a primeira coisa que, daqui do futuro, vejo que deveria ter feito. Faça esse amor girar, coloque esse sentimento para criar. Escreva, leia, pinte, borde, pule, fotografe, cante, componha. Transforme o amor que você sente em arte.

O amor que se transforma em arte se torna eterno. E aí você não vai mais sentir medo de perder esse sofrimento. Sim, porque nós sofremos pelo fim do amor porque não queremos perder o sentimento para o tempo. Sofrer de amor não é querer que ele acabe. É querer que ele seja eterno.

Daqui, do futuro, eu sei que ninguém que te disser “ele não te merece” vai mexer em um só pingo desse amor. Também sei que aqueles que te dizem “vai passar” ou te chamam de tolo não te trazem consolo, mas raiva. Você automaticamente pensa que eles não sabem o que você está sentindo, não estão sofrendo como você, não viveram aquela paixão.

Querida, eu (que sou eu no seu futuro) te digo com todas as letras: não vai passar e não vai doer menos simplesmente porque você quer. Quando mais você se importa em esquecer, mais lembra. Deixe a vida, deixe rolar, deixe sofrer. O amor só para de doer quando acaba, seca, dói tudo que tinha pra doer.

É igual gripe, que a minha avó já dizia que só passava em sete dias. O remédio pode até dar a sensação de que passou, mas quando anoitece você sabe que ela ainda está ali. E deixa estar. Não tenha pressa pelo fim do amor. Ele vai passar na hora certa, mas não vai acabar nunca.

Hoje, do futuro, eu te digo: quem você amou não morre nunca. Mas surgem novos amores, cheios de realidade, cheios de vida, que te mostram que o que você pensou que era amor era só uma lembrança bonita, um apego pela primeira descoberta, uma certeza que você precisava naquele momento. O amor, menina, o amor não morre nunca. Ele metamorfoseia, transforma e te acompanha pra sempre.

Sofrer de amor é bonito. Dói, mas é bonito. Eu só cheguei aqui, longe de onde estive quando estava aí sofrendo de amor, porque sofri. Sofrer de amor é necessário, cresce, te faz tomar as rédeas da sua vida.

Então viva. Viva esse sofrimento, essa dor, esse amor. Esgote as suas lágrimas pela morte do amor, achando que um dia ela vai chegar.

Porque se hoje eu estivesse com a sua idade, sofreria mais. Me entregaria com todas as forças a essa dor de amor. Porque sofrer de amor nos dá a maior certeza das nossas vidas: a que estamos vivos.

Comentar sobre Carta do futuro para quem sofre de amor hoje

11 comentários abaixo sobre Carta do futuro para quem sofre de amor hoje

  • Pamella disse:

    Ainda bem que cheguei a esse texto. Quero me afogar nessa dor que estou sentindo, quero poder chorar tudo que tenho pra chorar, crescer tudo que tenho pra crescer, e saber que passei por ela. E que ainda fui capaz de amar novamente, com uma intensidade maior que antes. Obrigada por esse lindo texto.

  • cristiane disse:

    DOI MUITO PARECE K NÃO VAI PASSAR NUNCA INCRÍVEL ESSE SENTIMENTO TÃO BONITO E TÃO TRISTE AO MESMO TEMPO.Estou passando por esse momento terrível.

    • Sonia disse:

      MEU NOME É SÔNIA MARIA SILVA VENHO POR MEIO DESSA COMPARTILHAR UM TESTEMUNHO LINDO PRIMEIRO VC QUER SER FELIZ NÃO TENHA PRECONCEITO DE OUTRAS REGIÕES SOU EVANGÉLICA MAIS NADA QUE FAZIA PARA TER MEU AMOR DE VOLTA RESOLVIA CORRI VARIOS CENTROS ESPÍRITAS E NADA UM DIA PEDI UMA LUZ LENDO UMA REVISTA UM TELEFONE DE UM PAI DE SANTO PAI MARCELO FONE OU WHATSAPP (43)999758498 ESSE É PAI MARCELO JENTE EU NÃO SOU EGOISTA ELE SAUVOU MINHA VIDA SENTIMENTAL E DE MAIS 3 PESSOAS DA MINHA FAMÍLIA OBRIGADOOOOOO PAI MARCELO !!!

    • Fatima disse:

      Estou assimvc já superou?

  • Eduardo L disse:

    fiz de tudo por uma pessoa durante quase um ano, o meu mundo era ela. a minha felicidade era ver ela feliz. no final de tudo a gnt terminou com ela dizendo que não me ama, e que nunca me amou. mas espero um dia passar por cima disso tudo e poder amar alguém com muito mais intensidade e que seja recíproco. no momento vou me entregar pra essa dor, e sentir oq tenho que sentir sem pular nenhuma fase

  • Sonia disse:

    MEU NOME É SÔNIA MARIA SILVA VENHO POR MEIO DESSA COMPARTILHAR UM TESTEMUNHO LINDO PRIMEIRO VC QUER SER FELIZ NÃO TENHA PRECONCEITO DE OUTRAS REGIÕES SOU EVANGÉLICA MAIS NADA QUE FAZIA PARA TER MEU AMOR DE VOLTA RESOLVIA CORRI VARIOS CENTROS ESPÍRITAS E NADA UM DIA PEDI UMA LUZ LENDO UMA REVISTA UM TELEFONE DE UM PAI DE SANTO PAI MARCELO FONE OU WHATSAPP (43)999758498 ESSE É PAI MARCELO JENTE EU NÃO SOU EGOISTA ELE SAUVOU MINHA VIDA SENTIMENTAL E DE MAIS 3 PESSOAS DA MINHA FAMÍLIA OBRIGADOOOOOO PAI MARCELO !!!

  • Fátima disse:

    Doe muito e parece não ter fim

  • Mari disse:

    estou passando por essa dor, ontem foi o fim de um relacionamento de 2 anos e 4 meses. Moramos juntos por dois anos, e parece que meu mundo acabou, eu terminei mas a dor esta me matando. Sei que precisa terminar, mas dentro de mim algo diz que não vou suportar. Que dor é essa, sempre vivi os relacionamentos sendo feita de idiota, traída e ignorada, mas não conseguia tomar a decisão de acabar. Dessa vez eu terminei, não tenho mais idade para ficar fingindo que esta tudo bem. Agora aguentar e seguir….

  • Milla disse:

    Gentee, eu não vim falar de fim de relacionamento,Mas de indecisões de pessoas, como uma pessoa diz gostar de vc, diz ter saudade, diz um monte de coisa é não ter tempo p te encontrar. Alguém me ajuda oque é isso? Tem 3 semanas que agente não se vê pessoalmente. Eu tô fanática ou isso é normal? Me ajudem morro de medo de estar sendo enganada.